Os carrinhos abandonados acontecem quando os pedidos iniciados por clientes, não são concluídos. Existem algumas estratégias para recuperá-los, como: investir em remarketing, melhorar o checkout e flexibilizar o frete.
Primeiramente, o carrinho de compras virtual é como aquele que usamos nos mercados físicos. Isso porque, podemos controlar os produtos que queremos comprar e conferir preços e quantidades.
Contudo, ao contrário do mundo físico, o ambiente online possui uma taxa de abandono muito maior.
Segundo o Moosend, a taxa média universal de carrinho abandonado é de 69% e na América Latina, é de 75,3%. Por outro lado, no Brasil, segundo o E-commerce Radar, ela é de 82%.
Por que tantos usuários costumam abandonar a compra? Na maioria das vezes, são os pequenos fatores que provocam a desistência de uma compra.
A seguir, vamos abordar algumas razões para o abandono de carrinho e como evitá-las no seu e-commerce. Quer saber mais? Vem com a gente!
O que é o abandono de carrinho?
Em primeiro lugar, abandono de carrinho é a situação em que um usuário navega pela loja virtual, seleciona os produtos que deseja, mas não chega a finalizar a compra.
Pesquisas apontam que essa taxa chega a mais de 70%. Em outras palavras, aproximadamente, 4 trilhões de dólares deixam de ser faturados. Assim, existe aqui uma grande oportunidade para os lojistas.
Sob o mesmo ponto de vista: quanto maior a taxa de abandono de carrinho, menor é a taxa de conversão. Evitar que os clientes desistam da compra é um grande desafio nos dias atuais.
Como resultado disso, as lojas virtuais devem sempre entender os motivos para os consumidores não finalizarem a transação para evitá-los.
Em conclusão, a solução é eliminar as barreiras que impedem a concretização da compra e, assim, aumentar a efetividade das vendas.
Quais são as principais causas de carrinho abandonado?
Existem diversos fatores que impedem o consumidor de finalizar uma compra. Alguns podem estar relacionados ao momento no funil de vendas, enquanto outros podem ser indicativos de problemas de funcionalidade no e-commerce.
Confira a seguir quais são os principais fatores que resultam em carrinho abandonado no site, bem como soluções para superá-los:
1. Valor de frete além do esperado
Colocar o CEP para verificar o valor do frete costuma ser um momento delicado para os consumidores. Isso porque ele é determinante na decisão de compra pela internet.
Quando a pessoa chega até o carrinho e percebe que o frete está muito além do valor esperado — às vezes, até maior do que o valor do próprio produto — com certeza, isso pode ser um motivo de desistência.
Assim também segundo o Moosend, o alto valor do frete é responsável por 60% dos abandonos de carrinho de compras.
2. Complexidade nos cadastros
Longos cadastros e processos complexos de recuperação de senhas, por exemplo, podem fazer o usuário mudar de ideia em relação à compra.
De acordo com a pesquisa mencionada no item acima, 28% do total de carrinhos abandonados são resultado de processos de cadastro longos e muitas solicitações de dados.
3. Entrega demora
Esse problema não está relacionado diretamente ao site, mas sim, ao prazo de entrega.
Quando o cliente percebe que a entrega vai demorar muito, ele acaba optando pelo site da concorrência que oferece uma entrega mais rápida.
4. Opções de pagamento limitadas
Também pode acontecer de o cliente estar preparado para fechar o carrinho de compras, mas não encontrar a opção de pagamento que deseja usar.
Esse motivo soma 8% ao share de carrinhos abandonados, segundo o Moosend.
Então, entre as opções, considere oferecer boleto bancário, transferência online, cartão de crédito, cartão de débito e pix.
5. Problemas técnicos e falta de estabilidade
O carrinho abandonado também pode ser um sinal que o seu e-commerce está apresentando problemas, como demora para carregar, arquitetura pouco intuitiva e não ser responsivo para mobile.
Leia mais: O que é site responsivo e qual a sua importância?
Sites lentos são a causa de 20% do abandono de carrinho de compra. Conforme o relatório NuvemCommerce, 71% das vendas foram finalizadas por mobile em 2020.
Portanto, o problema de funcionamento em diferentes telas podem indicar que está na hora de mudar a plataforma da sua loja virtual.
6. Indecisão do consumidor
A indecisão do consumidor também pode ser um dos motivos para o abandono do carrinho.
Quando não sabe se deve ou o que vai comprar, ele não está no momento ideal para concretizar a compra.
Isso acontece por diferentes motivos, talvez ele tenha iniciado o processo por impulso, ou talvez ainda esteja na fase de amadurecer a sua decisão e comparar diferentes lojas a fim de escolher onde comprar.
Como recuperar o carrinho abandonado?
Em conclusão, é muito importante ter em mente que a cada venda realizada, muitas outras não serão finalizadas. Porém, não desista do carrinho abandonado!
Existem algumas estratégias para te ajudar a recuperá-lo. Veja quais são elas abaixo:
- Mudanças na política de frete, oferecendo frete grátis para algumas regiões;
- Melhorias na usabilidade do site;
- Investimentos no remarketing;
- Mostrar feedbacks de clientes;
- Manter os meios de pagamento atualizados;
- Oferecer um checkout sem distrações;
- Incentivar a compra com brindes e benefícios;
- Invista em uma boa plataforma de e-commerce.
Lembre-se sempre que a experiência do usuário é a chave para o sucesso do seu e-commerce.
Igualmente, se ele se sentir seguro e bem atendido dentro da sua loja, as chances de concluir a compra sem abandonar o carrinho aumentam.
Quer garantir a melhor experiência para os seus consumidores e diminuir a taxa de abandono dos carrinhos em sua loja virtual? Estamos disponíveis para te ajudar!
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