O Dia das Mães é uma das datas mais importantes do ano no e-commerce. A data remete a várias memórias afetivas e traz resultados surpreendentes para o comércio.
Antes de mais nada, as datas comemorativas são momentos estratégicos usados para impulsionar as vendas do seu e-commerce. Ou seja, os clientes estão mais dispostos a presentear as pessoas queridas.
Assim, o Dia das Mães sempre foi uma data bem estabelecida no comércio brasileiro. O mesmo acontece no comércio eletrônico.
Por que a data é importante e como aproveitar o Dia das Mães no e-commerce? Nós te explicamos aqui. Boa leitura!
Quando será o Dia das Mães?
O segundo domingo do mês de maio é sempre marcado pelo Dia das Mães.
Logo, neste ano não será diferente: a data será comemorada no dia nove de maio de 2022, o segundo domingo do mês de maio.
Por que destacar o Dia das Mães no e-commerce?
Como citamos anteriormente, o Dia das Mães é muito popular entre os comércios brasileiros. Mas, para relembrar, que tal relembrar os números do ano passado?
Somente no ano de 2021, o e-commerce faturou R$6,4 bilhões durante a comemoração.
Segundo o Relatório do Dia das Mães AllIn, o ticket médio superou em 21% o mesmo indicador de 2020.
Portanto, é muito importante que o seu e-commerce esteja preparado: desde a operação à comunicação. Afinal, a data é uma chance única de aumentar o seu faturamento.
Confira algumas dicas para preparar a sua loja virtual e aproveitar ao máximo a data sazonal a seguir:
Como preparar o e-commerce para o Dia das Mães?
Então, vamos ao que interessa? Já deixe separado o papel e a caneta para anotar todas as nossas dicas e dar play nos preparativos da sua loja virtual.
1. Prepare o estoque e a logística
Em primeiro lugar, o estoque é um dos pontos fundamentais para qualquer promoção ou evento.
Então, faça um planejamento de quantas unidades você deve ter disponíveis de cada mercadoria para atender a demanda da data.
Por outro lado, tome cuidado com os exageros. Assim como faltar não é bom, sobrar também não.
Ou seja, o melhor caminho para calcular a mercadoria é considerar o número de vendas que o seu e-commerce teve no último ano e quais são as ações que pretende fazer para a sua campanha.
Juntamente com a logística, as pessoas estarão contando com o prazo de entrega que você anunciou.
Nesse sentido, atrasos podem gerar grande desconforto entre a marca e seus consumidores.
2. Lembre seus clientes sobre a data comemorativa
Você deve sempre ser o primeiro a lembrar o seu público sobre a data. A partir disso, é possível aproveitar o evento sazonal ao máximo.
Por exemplo, você pode mudar o design da sua loja virtual, criar uma identidade visual especial para a data, banners e posts para as redes sociais.
O segredo é sempre ter em mãos um calendário anual com os momentos mais importantes. Com certeza, isso vai te ajudar a se programar para criar estratégias de comunicação e aumentar as suas vendas.
Leia também: Plano de Marketing e Vendas: como planejar o seu para 2022
3. Explore o seu público-alvo
Quando o assunto é vendas para o Dia das Mães, naturalmente pensamos na relação filho-mãe, onde o filho pretende presentear a mãe.
Todavia, ficar “preso” a essa ideia pode resultar na perda de dinheiro e possibilidades.
Lembre-se que também existem outros perfis de consumidores, como os pais que desejam presentear a mãe de seus filhos ou a sogra.
Ao ampliar e explorar o público-alvo, vai perceber que o Dia das Mães pode vender ainda mais do que você imaginava. Então, tenha em sua loja virtual produtos de diferentes preços: desde as lembrancinhas até itens mais caros.
4. Ofereça boas promoções
Todo mundo ama ter condições especiais na compra de produtos, principalmente em uma data tão importante como o Dia das Mães.
Uma boa promoção é um elemento essencial para o sucesso de qualquer campanha em e-commerce. Afinal, é ela que vai vender e conquistar clientes.
Planeje com antecedência, faça as contas e descubra qual é a estratégia ideal para seu e-commerce.
Se você ainda não sabe como criar uma boa promoção, então clique aqui e confira.
5. Tenha diferentes meios de pagamento
Sob o mesmo ponto de vista, o e-commerce também deve oferecer diferentes opções de pagamentos, sempre considerando a praticidade e o conforto dos clientes.
Além disso, uma pesquisa feita pelo NZN Intelligence, 47% dos consumidores abandonam o carrinho de compras, sendo 60% clientes que desistem da compra pela falta de opções no pagamento.
Leia mais sobre os principais meios de pagamento para e-commerce.
6. Invista na agilidade
Mesmo com todo o planejamento do seu e-commerce, os seus clientes podem deixar para comprar o presente do Dia das Mães de última hora.
Desse modo, a melhor coisa a ser feita é preparar a sua loja virtual para atendê-los, evitando perder vendas que refletem no faturamento da data.
Uma boa solução é ter opções de entrega rápida e cobrar um pouco mais por isso. Não se esqueça de deixar essa informação bem visível na página inicial.
Ah! E tem mais: você também pode considerar lembranças virtuais, como cartões de presentes. Assim, as mamães garantem o seu mimo e você ainda fatura mais.
Agora que você já entendeu por que o Dia das Mães é uma data muito importante para o e-commerce e como você pode aproveitá-la para vender mais, é hora de colocar todo o conhecimento em prática.
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