Celebrado todo dia 15 de março, o Dia do Consumidor representa uma oportunidade única para o seu negócio potencializar os resultados de vendas e ainda, se aproximar do público.
Antes de mais nada, o Dia do Consumidor é a data que celebra a parte mais importante para todo negócio: o cliente. Por isso, o dia 15 de março é o momento ideal para oferecer ofertas incríveis para o seu nicho de atuação.
De acordo com os dados apresentados pela All iN e Social Miner, entre os dias 2 e 15 de março de 2021, o e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 6,3 bilhões, o que equivale a 85% a mais em relação ao ano de 2020.
Além disso, somente no dia 15 de março, quando o Dia do Consumidor é oficialmente comemorado, o comércio eletrônico registrou R$ 592 milhões em vendas.
Definitivamente, o Dia do Consumidor é uma data sazonal com muito potencial para alavancar as vendas em sua loja virtual.
Continue a leitura para entender mais sobre o Dia do Consumidor e confira nossas dicas para preparar o seu e-commerce. Acompanhe!
O que é o Dia do Consumidor?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a comemoração do Dia do Consumidor no dia 15 de março, vamos entender melhor qual é a sua origem.
A data foi originalmente criada pelo ex-presidente americano, John Kennedy, para celebrar os direitos do consumidor, em 1962.
Posteriormente, no ano de 2014, o evento chegou ao Brasil e desde então, a data está se destacando cada vez mais devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra ano a ano.
Pouco antes da data, também se dá o início da Semana do Consumidor, quando as lojas passam a oferecer uma semana inteira de promoções para incentivar os clientes a anteciparem as compras.
De acordo com os dados da Social Miner, em 2020, o engajamento dos consumidores foi intensificado no início de março e o pico do tráfego aconteceu, aproximadamente, 10 dias antes da data em si.
Como preparar o e-commerce para o Dia do Consumidor?
Pesquisas da SimilarWeb apontam que as principais lojas virtuais do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais durante a Semana do Consumidor. É inegável o crescimento da busca por uma boa promoção nesse período.
Desse modo, é interessante que os e-commerces ofereçam as melhores ofertas para garantir uma experiência de compra única e atrair seus clientes.
Com um planejamento eficiente, a sua loja pode tirar o máximo proveito do evento, vender muito mais e turbinar o faturamento no começo do ano. Quer aprender como fazer isso? Confira abaixo!
1. Prepare promoções atrativas
Primeiramente, as ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Ou seja, é mais que fundamental oferecer promoções e descontos vantajosos aos seus clientes na semana do evento.
Portanto, escolha produtos em tendência e com mais giro no seu estoque. Em seguida, analise também as estratégias e os preços apresentados pela concorrência. Afinal, a competitividade é um fator decisivo para atrair os consumidores.
Todavia, lembre-se que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Então, calcule o desconto que pode ser aplicado sem prejudicar a sua margem de lucro.
Além de descontos, existem outros benefícios para oferecer, como:
- Frete grátis;
- Kits de produtos;
- Condições de pagamentos especiais;
- Brindes;
- Cashback;
- Entre outros.
O objetivo principal é fazer promoções que sejam vantajosas não só para os consumidores, mas também para o seu negócio, conquistando os clientes e garantindo o seu lucro.
2. Planeje a divulgação das ações
Como citamos anteriormente, as pessoas já começam a procurar pelos produtos desejados dias antes do evento. Logo, é importante planejar um cronograma estratégico de divulgação das ações.
Vale a pena investir em campanhas específicas para a Semana do Consumidor nas mídias pagas, com palavras-chaves específicas no Google e estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram.
Leia também: O que é Google Ads e como funciona a plataforma? Saiba aqui!
Não invista em anúncios de forma aleatória. Em contrapartida, é importante selecionar produtos estratégicos, de acordo com o comportamento do seu público.
Sob o mesmo ponto de vista, as ações de engajamento nas redes sociais também vão te ajudar a aumentar a presença online e atrair novos potenciais clientes.
3. Invista em soluções omnichannel
Nos dias atuais, não há mais como dizer que existem apenas clientes de lojas virtuais ou de lojas físicas. A solução para este problema é investir na estratégia omnichannel.
Em outras palavras, a experiência de um cliente com uma marca deve ser contínua, independentemente do canal pelo qual o contato seja estabelecido. Isso inclui padronizar o atendimento, integrar o estoque e oferecer entregas facilitadas.
Ainda de acordo com o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor prefere receber as compras em casa e 31% opta por retirar os pedidos em lojas físicas.
Para atender as diferentes necessidades dos clientes, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, como o Click & Collect. Com essa alternativa, o cliente faz a compra online e retira o pedido na loja física.
Em conclusão, você precisa encarar a data como uma celebração aos clientes que compram ou pretendem comprar na sua loja online.
Ainda dá tempo de começar o planejamento para a data sazonal que promete muitas vendas. Que tal contar com a Growsmart para estreitar a relação com seus consumidores e aumentar as vendas no Dia do Consumidor?
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