Conhecido como uma das principais redes sociais da atualidade, a plataforma de fotos e vídeos faz toda a diferença em uma estratégia de marketing, especialmente para lojas virtuais. O Instagram para e-commerce também é um canal muito forte de vendas.
Antes de mais nada, o Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos anos: com mais de 1 bilhão de usuários ativos e esse número segue maior a cada dia.
Segundo uma pesquisa realizada pelo Opinion Box, o Brasil é o 2° país em número de usuários do Instagram. Com esse resultado, está atrás somente dos Estados Unidos.
Desde o início da pandemia, o uso aumentou e 73% passaram a usar mais o Instagram.
Além disso, 82% dos usuários seguem marcas na plataforma e 55% já usaram o Instagram para conversar com empresas.
Assim, trouxemos dicas valiosas para ajudar você a entender melhor a rede social e a aproveitar o Instagram do seu e-commerce ao máximo. Se interessou? Continue a leitura e saiba mais!
Por que usar o Instagram para e-commerce?
Em primeiro lugar, o papel do Instagram no e-commerce vem evoluindo e, cada vez mais, destacando o potencial da rede social para aumentar as vendas online.
Desse modo, além de ser uma plataforma visual muito forte, o Instagram também é um poderoso canal de vendas, atendimento e marketing.
Segundo o relatório apresentado pela NuvemCommerce 2022, o Instagram é o segundo canal de venda mais utilizado pelos lojistas, o que representa 66,51% das transações realizadas fora da loja virtual.
Além disso, também é o segundo canal mais utilizado para atendimento ao cliente, com 77,34% da preferência dos lojistas. Já quando falamos dos empreendedores, 64,98% usam a rede social para anunciar seus produtos.
Por último, o Instagram aparece como a rede social campeã de divulgação orgânica entre donos de e-commerce, com aproximadamente 95% de preferência.
Em outras palavras, o Instagram, definitivamente, é o melhor canal para fazer publicações semanais, divulgar os seus produtos ou serviços e gerar engajamento sem precisar investir em mídia paga.
Portanto, não faltam razões para investir em um perfil no Instagram para o seu e-commerce e aproveitar todas as oportunidades que a rede social oferece.
Como criar um perfil no Instagram para e-commerce?
Para conseguir explorar todas as funcionalidades do Instagram para empresas, a primeira coisa a ser feita é criar uma conta comercial, que é como uma versão da rede social especialmente para negócios.
A criação da conta comercial é simples e leva apenas alguns minutos. Confira o passo a passo a seguir:
1. Baixe o aplicativo
Antes de tudo, faça o download do aplicativo para Android ou iOS. Em seguida, clique sobre o ícone no menu para abri-lo e começar a configurar a sua conta.
É importante lembrar que você deve criar uma conta pessoal primeiro, para então, fazer a mudança para o Instagram comercial.
2. Crie uma conta
Existem duas maneiras de criar um perfil comercial no Instagram. A primeira delas, e também a mais fácil, é através do login com um perfil do Facebook. Então, se você já tem cadastro no Facebook, pode seguir com essa opção.
Em contrapartida, a segunda requer um novo registro. Mas, cadastrar na plataforma é mais fácil do que parece. Basta clicar em “cadastre-se”, digitar um endereço de e-mail e por último, pressionar o botão “avançar”.
3. Configure o perfil
Logo depois, no seu perfil, clique sobre os três pontinhos localizados no canto superior direito da tela, em: “configurações” > “conta” > “alterar para conta comercial”.
Ao fazer isso, é o momento de personalizar o seu perfil. Logo, adicione uma foto de perfil — ou o logotipo da sua marca, se tiver — e inclua outras informações importantes, como o site, endereço, telefone para contato e horário de funcionamento.
4. Comece a usar a sua conta
Finalmente, o último passo não é relacionado à criação da conta. Porém, vale a pena investir um tempo para dar início.
Comece a usar o seu perfil e a aproveitar as funcionalidades da ferramenta. Esse é o momento de apresentar a sua marca e seus serviços ou produtos, explorando fotos e vídeos curtos.
Ao mesmo tempo, também é interessante seguir outras contas. Por exemplo, acompanhar clientes em potencial, perfis semelhantes, etc.
Quais são os recursos do Instagram para e-commerce?
Uma vez que a sua conta comercial foi configurada, você poderá utilizar todos os recursos destinados às empresas, que estão disponíveis na plataforma. Eles são:
Instagram Ads
É a ferramenta que permite a criação de anúncios no Instagram em diferentes formatos (imagens e/ou vídeos), posicionamentos (no feed e/ou nos stories) e ainda os principais objetivos, como reconhecimento de marca, consideração ou conversão.
Instagram Shopping
Trata-se de uma funcionalidade que possibilita às marcas criarem uma loja dentro da própria rede social.
Instagram Insights
A ferramenta é responsável pela coleta e análise de dados disponíveis para os perfis comerciais da rede social.
Em conclusão, todo empreendedor digital deve ter um Instagram para impulsionar seu e-commerce. Isso porque, você pode expor e vender seus produtos, conquistar seguidores, atender clientes e promover o seu negócio. Tudo isso em uma única plataforma.
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