O marketing boca a boca é uma tradução de buzz marketing, estratégia que nasceu nos Estados Unidos como alternativa às mídias de massa.
Você sabia que 92% dos consumidores ao redor do mundo confiam mais na indicação de um amigo ou familiar do que em outra forma de marketing?
Esse dado foi resultado de uma pesquisa realizada pela Nielsen. Ou seja, transmitir uma boa experiência aos seus clientes, fazendo com que eles indiquem a sua marca é a melhor estratégia que o seu negócio pode ter.
Logo, é exatamente esse o conceito de marketing boca a boca: crescer sua marca através de interações espontâneas entre clientes e potenciais clientes.
Quer saber mais sobre o conceito? Entender como ele funciona? Quais são as melhores maneiras de estimular essas interações? Então, está no lugar certo! Este conteúdo vai te ajudar a esclarecer essas e outras dúvidas que tenha sobre o assunto. Boa leitura!
O que é marketing boca a boca?
Como já falamos um pouco sobre o conceito no início deste artigo, chegou a hora de conhecê-lo a fundo.
O marketing boca a boca é quando as pessoas falam sobre as suas experiências como consumidores de um produto ou de um serviço, de maneira despretensiosa.
Ou seja, é quando a necessidade do ser humano de se expressar é aproveitada para promover uma marca.
Assim, o interesse do consumidor pelo produto ou serviço de uma empresa se reflete em diálogos diários com amigos e familiares.
De uma forma geral, é publicidade gratuita e espontânea como consequência das experiências positivas do cliente.
Isso acontece porque a estratégia boca a boca atinge o público-alvo com precisão e, ao comunicar a mensagem, pode funcionar como um conteúdo viral.
O marketing boca a boca pode se manifestar de diversas maneiras, como:
- Uma conversa entre amigos e familiares;
- Uma indicação mais direta;
- Uma publicação ou até um story em alguma rede social.
Aqui, o mais importante é essa validação externa, o que comprova a qualidade do seu produto ou serviço.
Como fazer marketing boca a boca?
Afinal, como construir um buzz positivo para a sua marca? Existem algumas formas de estimular esse comportamento de indicações nos seus clientes. Confira:
1. Entenda o seu público
Em primeiro lugar, para começar a implementar o marketing boca a boca é entender bem o seu público.
Isso porque se você não sabe com quem está falando, consequentemente, não vai conseguir oferecer uma experiência inesquecível para aquele cliente. O resultado disso? Ele dificilmente vai indicar sua marca para alguém.
Se você quer desvendar o seu público, de uma vez por todas, leia também: Você sabe qual é a persona da sua empresa?
2. Seja criativo e inovador
Aqui, a criatividade e inovação são dois pontos fundamentais e de extrema importância.
Lembre-se que o que realmente vai te diferenciar e fixar o nome da sua marca na cabeça dos seus clientes. Nesse sentido, proporcione uma experiência única.
Isso não é sinônimo de gastar dinheiro, mas sim, saber usar os recursos disponíveis com inteligência.
3. Invista em marketing de relacionamento
Sobretudo, marketing de relacionamento é quando os representantes da sua marca, que têm contato direto com os clientes, podem criar um relacionamento próximo e empático.
Assim, o cliente se lembrará dessa interação e se sentirá ouvido — o que também é um forte gatilho para o marketing boca a boca.
Leia também: Como encantar um cliente: 5 dicas para vender mais
4. Ofereça um bom atendimento ao cliente
O atendimento ao cliente é um ponto decisivo na sua estratégia. Em outras palavras, ele pode significar tanto o sucesso da empresa, quanto o fracasso dela.
Geralmente, quando um cliente chega ao suporte de uma empresa, é para resolver um problema. Em outras palavras, ele já apresenta uma frustração e conduzir mal essa situação pode ser péssimo para a imagem do seu negócio.
Em contraste, superar as expectativas desse consumidor durante a resolução do problema pode ser o fator que fará a diferença para que ele recomende a sua marca.
5. Meça os resultados
Uma coisa é certa: você não pode adotar essas estratégias sem estar preparado para medir os resultados disso. Afinal, você pode estar investindo tempo e dinheiro em algo que não está gerando os resultados esperados.
Então, defina indicadores e métricas para estar sempre acompanhando a estratégia e não se esqueça de analisá-los com frequência.
Por que investir no marketing boca a boca?
Embora pouco valorizado, o marketing boca a boca encontra terreno fértil na internet, em sites, blogs, redes sociais e até aplicativos de comunicação.
Em seguida, conheça quais são as vantagens da estratégia de marketing, para definir quais são os seus objetivos:
Gera confiabilidade
É mais fácil para um potencial cliente confiar na sua marca ao ouvir uma opinião positiva vindo de fora dela.
Isso acontece porque a opinião vem da voz da experiência. Mesmo que uma empresa consiga comunicar seus processos e produtos, ouvir o relato de alguém que viveu aquilo é muito mais influente.
Tem baixo custo de implementação
Definitivamente, você não precisa gastar muito dinheiro para estimular seus clientes a indicarem sua empresa.
Por isso, você só precisa implementar uma política de qualidade na empresa, visando sempre oferecer o melhor para seus clientes.
Gera reconhecimento da marca
Por fim, ao unir o marketing boca a boca com uma estratégia de identidade visual forte, não tem erro: você será muito lembrado.
Além do atendimento e produto ou serviço de qualidade, a sua marca deve ter elementos marcantes para que as pessoas lembrem de você de forma visual.
Quer dar uma chance ao marketing boca a boca? A hora é agora! Conte com a nossa experiência para potencializar os seus resultados no mercado digital.
Entre em contato com a Growsmart e vamos encontrar a solução ideal para você e seu negócio online!
Ah! Você encontra mais conteúdos como este, em nosso blog, confira!