Se você tem um e-commerce, então certamente conhece o poder que a Black Friday representa para quem vende produtos ou serviços pela internet.
Antes de mais nada, vamos aos números: em 2020, as vendas da Black Friday acumularam, no comércio brasileiro, 25,1% a mais do que em 2019, valor aproximado em R$ 4,02 bilhões.
Planejar uma campanha sólida de Marketing, adequar a sua loja virtual e estruturar uma operação logística eficaz são pontos importantes para a data.
Além disso, também é fundamental pensar em tudo sempre considerando a melhor forma de atender às expectativas do seu consumidor.
Ainda dá tempo de se preparar para a Black Friday. Quer saber como vender mais? Continue a leitura e confira!
O que é a Black Friday?
Black Friday é o nome de uma das datas mais esperadas do ano, tanto pelos varejistas como pelos consumidores.
A data teve início nos Estados Unidos, no dia seguinte ao feriado de Dia de Ação de Graças, e ficou conhecida pelos congestionamentos no comércio quando os consumidores iniciavam as compras para o Natal.
Já a primeira edição da Black Friday no Brasil, aconteceu em 2010. Ela começou com foco no e-commerce e hoje também conquistou o seu espaço e força entre as lojas físicas.
Quando é a Black Friday 2021?
Em 2021, a Black Friday será no dia 26 de novembro. Isso porque, como falamos anteriormente, todos os anos a data acontece após o Dia da Ação de Graças, nos Estados Unidos.
Ou seja, o tempo está curto, mas é possível se programar e mandar muito bem nas estratégias de marketing!
Para este ano, a expectativa é alta. E um levantamento feito pela Méliuz, aponta que 71% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday 2021.
Marketing para a Black Friday
Se você e seu e-commerce estão preparados para vender na Black Friday, então chegou a hora de focar nas estratégias de marketing e propaganda para a data ser um verdadeiro sucesso.
Para vender mais e divulgar as promoções da sua loja, vale seguir os passos abaixo:
1. Crie uma estratégia de marketing digital
Uma coisa temos certeza: não adianta criar promoções atrativas se os seus consumidores não estão cientes sobre as condições, né?
Sendo assim, o primeiro passo indispensável é elaborar uma estratégia de marketing digital pensada sob medida para a Black Friday 2021 para aumentar a visibilidade da sua empresa.
Explorar os canais digitais, onde o seu público-alvo está presente, é o que faz toda a diferença. Então, coordene ações de divulgação em redes sociais, site, e-commerce, anúncios pagos e e-mail marketing.
A proposta aqui é não somente comunicar sobre as promoções, mas também gerar interesse e convencer o consumidor a comprar de você na Black Friday.
Leia também: Você sabe qual é a persona da sua empresa?
2. Use o e-mail marketing
Embora esteja dentro da estratégia de marketing digital, o e-mail marketing merece uma atenção especial.
Isso porque ele é um recurso potente para informar promoções que serão lançadas na Black Friday e até levar o consumidor ao seu site ou e-commerce.
Aqui, o primeiro passo é ter uma lista de contatos da sua base de clientes. Se você já tem isso em mãos, significa que você tem por onde começar. Porém, ainda é possível aumentar a quantidade de leads de vendas, sim.
A melhor alternativa para a tarefa é criar uma landing page de promoção específica para a Black Friday.
Dessa forma, você coleta dados como nome, e-mail e telefone fornecidos por pessoas interessadas nos produtos, o que facilita o envio de descontos especiais via e-mail marketing.
Ah! Não se esqueça de prestar muita atenção à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), uma vez que se trata de coleta de informações. Você pode ler mais sobre a lei, aqui.
3. Crie senso de urgência no dia da Black Friday 2021
Quando falamos de vendas, o “gatilho mental da escassez” é uma estratégia muito usada e eficaz.
Trata-se de uma técnica de persuasão que incentiva o consumidor a finalizar uma ação rápida, porque tem pouco tempo para decidir.
De modo geral, o gatilho informa que o produto está acabando rápido no estoque e que a promoção é válida por um período curto de tempo.
Quer ver na prática? Então, confira alguns exemplos de como aplicar a técnica com gatilhos mentais, abaixo:
- “Restam poucas unidades”;
- “Esta promoção é válida por apenas 4 horas”;
- “Os 10 primeiros clientes ganham bônus especiais”.
4. Revise o site da sua empresa
Se você vende no mercado digital, esse é o momento de revisar o design, conteúdo e usabilidade, garantindo que ele também seja responsivo — ou seja, que se adapta em dispositivos móveis.
Lembre-se que se o seu e-commerce apresentar algum problema, o cliente pode desistir da compra. Ainda mais porque a tendência é que o tráfego da página aumente nesse dia.
Em conclusão, revise o site quantas vezes julgar necessário.
Passo a passo para se preparar para a Black Friday
Agora que você já conhece as estratégias de marketing que vão te ajudar a vender mais e como fazer a propaganda ideal, que tal conferir os passos principais para se preparar para a data?
As ações que, com certeza, são necessárias no planejamento, são:
- Esteja pronto para a demanda;
- Reforce seu estoque;
- Negocie com fornecedores;
- Ofereça diferentes opções de pagamento;
- Faça a integração de processos;
- Defina e acompanhe indicadores de venda;
- Prepare o atendimento e o pós-venda.
Definitivamente, é um período com grande potencial, mas os bons resultados só chegam para as empresas que se preparam adequadamente.
Precisa de ajuda para alcançar resultados financeiros mais impactantes e construir uma boa presença digital? Conte com a Growsmart!
Entre em contato conosco, aqui! E acompanhe o nosso blog para encontrar mais conteúdos como esse!