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O que é SEO: guia simples para o primeiro lugar no Google

/ Marketing Digital / Por Equipe Grow

SEO é a sigla para Search Engine Optimization (otimização para mecanismos de buscas). É um conjunto de técnicas para a otimização e ranqueamento de sites, blogs e páginas na web.

Quem tem um site ou faz vendas pela internet sabe que um dos principais desafios do universo digital é aparecer nas principais posições do Google.

Afinal, é lá que estão os links mais visualizados e clicados pelos usuários, que geralmente, não passam para a segunda página para encontrar as respostas que buscam.

Mas para isso, é preciso conhecer as técnicas de SEO, ou seja, estratégias de otimização de site. Com a estratégia bem trabalhada, é possível destacar a sua loja virtual da concorrência.

Quer saber quais são as principais técnicas de SEO para o seu site se tornar referência no mercado? Continue a leitura e veja como chegar nas primeiras posições do Google!

O que é SEO?

Primordialmente, SEO é uma das principais estratégias do Marketing Digital.

Como citamos no início do artigo, SEO é a sigla para Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de busca, como Google, Bing, Yahoo e outros.

As técnicas de SEO são um conjunto de estratégias de otimização em páginas de internet, que trabalham para melhorar o posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de pesquisa.

Em cada busca, o Google organiza os conteúdos em um ranking que oferece as melhores respostas. Confira abaixo os números que mostram a confiança dos usuários nesse julgamento do buscador:

  • Os três primeiros links orgânicos recebem, aproximadamente, 30% dos cliques;
  • Somente 0,78% dos usuários clicam em algum link na segunda página dos resultados.

A seguir, você entenderá mais sobre a importância dessas técnicas.

Qual é a importância das técnicas de SEO?

Segundo uma pesquisa feita pela HubSpot, mais de 80% do tráfego de um site começa pela consulta de busca. Por isso, é importante conhecer e investir em técnicas de SEO no seu site. 

Entre os benefícios, também estão:

Atrair visitantes qualificados

Ao trabalhar técnicas de SEO em seu site, você pode atrair visitantes qualificados para o seu negócio. 

Em outras palavras, pessoas realmente interessadas em comprar o seu produto ou serviço encontrarão o seu site com mais facilidade.

Trazer mais visibilidade

As técnicas de SEO ainda permitem que a página do seu negócio seja encontrada por meio dos algoritmos de indexação dos mecanismos de busca.

Como resultado, o seu site de vendas pode ser melhor posicionado e visualizado dentro outras páginas da mesma pesquisa.

Garantir mais confiabilidade

Um potencial cliente, com certeza, se sentirá mais seguro ao acessar e finalizar as compras em um site bem posicionado nos buscadores de pesquisa.

Quais são as técnicas de SEO para otimização?

Ficou claro o que são técnicas de SEO e as suas principais vantagens? 

Então, o próximo passo é entender como é possível melhorar o posicionamento nos principais mecanismos de busca:

1. Define palavras-chave relevantes

Para começar, é importante fazer uma pesquisa de palavras-chave relevantes para o seu negócio.

Procure entender quais são os termos que as pessoas utilizam na internet para pesquisar assuntos ligados à sua marca.

Não se esqueça de escolher uma ou duas palavras-chave principais para não segmentar demais a sua busca.

2. Escreva conteúdos de qualidade

Uma vez que você já selecionou as palavras-chave principais, é hora de entregar informações úteis, relevantes e originais aos seus clientes.

A partir desses conteúdos, você pode responder às dúvidas dos clientes, divulgar seus produtos como solução e ainda, compartilhar sua expertise sobre determinado assunto.

3. Lembre-se da escaneabilidade

A escaneabilidade é o que proporciona a sua leitura dinâmica por meio de recursos como intertítulos, listas, negritos e imagens.

Isso melhora a experiência de leitura, engaja o usuário e transmite informações ao Google.

4. Foque nas Meta Titles e Meta Descriptions

Meta Title é o título da sua página, que é mostrado nos resultados de pesquisa do buscador. Enquanto a Meta Description é o texto que aparece na descrição do Google.

Trabalhe com palavras-chave importantes em cada uma delas para oferecer informação clara e útil. A recomendação de tamanho é de 55 caracteres para o título e, para a descrição, de 145.

5. Preste atenção nas imagens

Quando o assunto é técnicas de SEO, também é necessário incluir o nome das imagens de uma página e o atributo alt, ou seja, uma breve descrição e explicação da foto.

Assim, os algoritmos do Google podem “ler” a imagem e entender que, de fato, o seu conteúdo é relevante para os usuários.

6. Trabalhe o link building

Link building é o processo de inserção de um link de outros sites em sua própria página.

A técnica de SEO tem como objetivo melhorar a autoridade do site e fortalecer as palavras-chave.

7. Tenha um site com design responsivo

Site responsivo trata-se de um único site onde o design se altera conforme as configurações de tela do dispositivo, como desktop ou mobile.

Dessa maneira, se você tem um site com design responsivo, a sua página tem mais chances de conseguir um bom ranqueamento.

Quer saber mais sobre o assunto? Leia também: O que é site responsivo e qual a sua importância?

Como você pôde perceber, ter conhecimento sobre SEO é extremamente importante para quem está em busca de visibilidade online.

Ao seguir essas dicas, é muito provável que a sua marca passe a receber mais visibilidade e passe a estar entre as primeiras posições no ranqueamento do Google.

Mas este universo é enorme, então se você quer aperfeiçoar o SEO do seu site ou e-commerce, estamos aqui para te ajudar.

A Growsmart é especialista em criar conteúdos que vendem mais e trabalhar o marketing digital de forma inteligente para o sucesso do seu negócio. Entre em contato conosco.

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