As promoções são ferramentas impressionantes quando o assunto é impulsionar as vendas e atrair novos clientes. Uma boa promoção faz toda a diferença para a estratégia do seu negócio.
A princípio, uma boa promoção é um elemento essencial para o sucesso do seu e-commerce. Isso porque é a partir dela que você consegue vender e conquistar clientes.
Assim como não há fórmula mágica para criar uma boa oferta, também não existem elementos exatos para uma oferta irresistível. Tudo isso vai depender do nicho, empresa e produtos em questão.
Porém, se a ação não é conduzida de maneira eficaz, a promoção pode não sair como o esperado. Ao contrário dos resultados prósperos, trazem prejuízos. Então, todo o cuidado é bem-vindo.
Quer saber quais são as melhores dicas para fazer uma boa promoção para o seu negócio e, principalmente, para os clientes? Continue com a gente e confira. Boa leitura!
O que é uma boa promoção?
Primeiramente, precisamos ter em mente que uma boa promoção não se resume somente em ofertar produtos e serviços com preços baixos.
Embora a redução do preço seja um elemento importante da oferta, definitivamente, não é o único ponto a ser trabalhado para construir uma promoção de sucesso.
Uma boa oferta é aquela que o cliente não precisa pensar duas vezes ou deixar para depois, quando a sua loja oferece. Em outras palavras, é uma proposta que estimula a comprar — e mais do que isso, a comprar agora.
Assim, só o preço baixo nem sempre é o suficiente para estimular o cliente a agir imediatamente. Por exemplo, ele pode decidir esperar para comprar, mesmo após ver a redução do preço.
Logo, o objetivo é construir uma oferta imperdível, com elementos que façam o cliente querer aproveitá-la no mesmo instante, seja para ter mais vantagens ou evitar alguma desvantagem.
Como construir uma boa promoção?
Como vimos no tópico acima, colocar a promoção em prática não é uma tarefa fácil. Pelo contrário, pode ser um grande desafio, pois ela não se restringe no simples ato de reduzir os preços dos produtos.
Agora que já conhecemos um pouco mais a fundo o conceito de uma boa oferta, é hora de conferir quais são os elementos fundamentais na sua construção:
1. Utilize um tema para a oferta
Além de dar unidade para a oferta, o tema torna sua oferta mais atrativa e ainda mostra que existe motivação e planejamento para promoção.
Se o foco for liquidar o estoque de um produto, por exemplo, você pode usar isso como o tema da sua oferta, como “limpa estoque”.
Nesse sentido, também é possível criar um tema baseado nas características dos produtos ofertados. Imagine uma promoção só de camisetas de super heróis ou uma promoção só de livros de culinária.
Por fim, a nossa dica é: fique sempre de olho nas datas comemorativas. Muitas ofertas podem ser focadas nessas datas, com uma seleção de produtos para cada ocasião.
2. Gere a sensação de urgência no cliente
Outro elemento de grande impacto para a sua promoção é a escassez. Aqui, a intenção é criar uma sensação de urgência que estimule o cliente a aproveitar a oferta imediatamente.
A partir desse elemento, a sua loja precisará convencer o cliente que o momento perfeito para finalizar o pedido é agora e não depois.
Para isso, as maneiras mais comuns são a quantidade de peças ofertadas ou o prazo, como uma oferta para um número determinado de peças, ou para um prazo específico.
Além disso, uma estratégia interessante é adicionar um relógio em contagem regressiva para o final da promoção na página do produto, ou um número que revela quantas peças ainda estão no estoque.
3. Destaque o benefício
O elemento mais associado às promoções costuma ser o benefício que a compra traz ao cliente.
Portanto, você deve oferecer um benefício ao cliente, algo que complemente a oferta. Mais que urgente, a compra também deve ser atraente.
Alguns exemplos são a redução de preço em um produto, um cupom de desconto, desconto progressivo ou frete grátis. Ou outro componente que seja considerado como vantajoso ao cliente.
4. Invista em um Plano de Marketing
Por último, vale lembrar que até mesmo as melhores e mais tentadoras ofertas podem fracassar se não forem divulgadas da maneira certa.
Como resultado, o trabalho de marketing é essencial, porque é ele que informará o público sobre a promoção, seu tema, seus benefícios e prazo, e ainda, é por meio dele que será reforçada a sensação de urgência da oferta.
Quer entender melhor o que é Marketing Digital e por que ele é fundamental para a sua marca alcançar o sucesso?
Leia também: Marketing Digital: por que iniciar e dar continuidade?
A construção de uma boa promoção é a combinação de todos esses elementos bem trabalhados.
Eles reforçam ao consumidor a ideia de que essa vantagem deve ser aproveitada agora, uma vez que existe o risco de ela nunca mais existir com essas mesmas condições.
Caso queira ajuda em uma análise na construção de planejamento e estratégias personalizadas para a sua empresa, conte com nossos especialistas.
A equipe da Growsmart é especialista em aumentar as vendas em negócios online. Entre em contato conosco agora mesmo. O seu sucesso também é o nosso!Este material te ajudou de alguma forma? Você encontra mais conteúdos como esse, em nosso blog. Clique aqui e continue navegando em nossos artigos.