O Branded Content é uma estratégia que tem como objetivo fortalecer a marca por meio de ações encantadoras.
Sabemos que a área de Marketing é muito dinâmica e novas estratégias nascem a todo instante, mas você já ouviu falar do Branded Content?
É a partir dele que você pode trazer uma solução inovadora e ainda, transmitir a mensagem da sua marca aos consumidores.
Quando falamos desse tipo de conteúdo, as vendas não são o foco principal, mas sim, a consequência. Quer saber em detalhes como o Branded Content funciona e como você pode aplicá-lo ao marketing? Descubra com a gente. Boa leitura!
O que é Branded Content?
Em primeiro lugar, vamos entender o que é Branded Content, de uma vez por todas.
Na tradução livre do termo para o português, Branded Content é o “conteúdo da marca”. Em outras palavras, é a criação de conteúdo que está ligado diretamente ao universo da marca.
É importante lembrar que o conteúdo deve ser relevante para o público-alvo.
Ainda é válido, esclarecer o que o Branded Content não é:
- Propagandas tradicionais;
- Comunicação analógica;
- Conteúdo focado exclusivamente em vendas diretas.
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Como resultado, a dinâmica da divulgação da marca muda. No lugar de anúncios, facilmente ignorados ou rejeitados pelo público, a marca passa a entregar conteúdo de valor para o consumidor.
Assim, por meio de informações relevantes, a marca começa a ser associada com entretenimento e emoção.
Em toda campanha de Branded Content, a marca imprime a sua mensagem por meio da sua essência, dos seus valores e da sua identidade.
Este conteúdo pode ser desenvolvido através de vários canais e formatos, incluindo alternativas mais recentes da tecnologia móvel, como os aplicativos.
Quais são as características e benefícios da estratégia?
Como falamos anteriormente, é de extrema importância disponibilizar conteúdos que tragam novidades e relevância para chamar o consumidor, fidelizá-lo e torná-lo um verdadeiro embaixador da sua marca.
Embora a produção de Branded demande mais tempo e esforço que um simples conteúdo na internet, inúmeros são os seus benefícios para a empresa. Alguns deles são:
Fortalecimento do vínculo entre a marca e o público
Quanto mais relevante for o conteúdo para o consumidor, maiores são as chances das pessoas interagirem com a marca.
Assim, a interação constrói um vínculo forte e duradouro entre a marca e o público.
Presença digital mais consistente e eficaz
O Media Lab do Estadão, comprovou através de uma pesquisa, que Branded Content é 22 vezes mais atraente ao público que os outros tipos de comunicação.
Em síntese, os negócios que adotam essa estratégia de conteúdo, podem se inserir de maneira mais precisa nas plataformas digitais.
Maior autoridade de marca
Não é novidade que uma das principais funções de qualquer conteúdo é tornar a marca ou produto mais conhecido entre o público.
Por isso, ao oferecer algo impactante e relevante, a marca passa a se inserir na mente — consequentemente, na lembrança — das pessoas como referência em determinado assunto.
Vantagem competitiva
Conforme apresenta um estudo feito pelo IPG Media Lab, o público tem 14% mais chances de procurar mais conteúdos do anunciante depois de serem impactados por um Branded Content.
Afinal, quando há uma relação mais próxima entre consumidor e empresa, as pessoas passam a ter mais confiança e respeito daquilo que estão comprando.
Como o Branded Content se difere do Marketing de Conteúdo?
Se você está se perguntando qual é a diferença entre Marketing de Conteúdo e Branded Content, nós te explicamos.
Para o Branded Content, o foco de todas as ações está na divulgação e posicionamento da marca. Algumas das suas características são:
- Cria experiências únicas e memoráveis;
- Costuma buscar inspiração em histórias reais ou depoimentos;
- Evita comparações da marca com os seus concorrentes;
- Desdobra-se em várias formas de conteúdos para atingir o maior número de pessoas;
- Faz declarações verdadeiras e honestas.
As produções de Marketing de Conteúdo buscam guiar os usuários por um funil de vendas estruturado, até levá-los à conversão, ou seja, à finalização da venda.
Por outro lado, a finalidade de vendas não faz parte da proposta do Branded Content.
Então, o Branded Content não é a mesma coisa, e nem uma subcategoria do Marketing de Conteúdo.
Como começar a produzir Branded Content?
Agora que você já conhece um pouco mais o conceito de Branded Content, chegou a hora de entendê-lo a fundo e, claro, como começar a produzi-lo.
Não existe uma fórmula secreta e mágica para a produção, mas alguns fatores são essenciais para uma campanha de sucesso e é sobre isso que vamos falar agora.
Quando falamos de marketing digital, é inegável que existe menos tempo para planejamento. Isso porque as ações e reações precisam ser instantâneas, para não perder a chance de ganhar visibilidade.
Por outro lado, uma vez que o planejamento perde espaço, o monitoramento e gerenciamento ganham mais importância.
Já no Branded Content, o que você faz depois de soltar um conteúdo é crucial para o sucesso. Com isso, o objetivo é entender o que está acontecendo com o conteúdo ao chegar no público e tentar mantê-lo engajado e interessante durante o maior tempo possível.
Nesse sentido, se as primeiras pessoas que tiverem contato com seu conteúdo não o considerarem relevante, ele não será passado adiante e poderá “morrer” antes de atingir o público esperado.
Um fenômeno espontâneo, como esse, é difícil de planejar. Porém, quando acontece, ele gera muito mais interesse e identificação no público, o que resulta em excelentes resultados para a sua marca.
Definitivamente, o Branded Content é o responsável por destacar as marcas no meio digital tão competitivo, entregando conteúdo relevante aos seus consumidores.
Isso também faz com que elas se diferenciem de outras empresas e estejam sempre presentes na mente do seu público.
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