Plano de Marketing e Vendas: como planejar o seu para 2022

Um Plano de Marketing e Vendas estabelece ações e determina prioridades, direcionando todo o planejamento de estratégias e campanhas em um determinado período.

Já imaginou se tudo o que você estrutura para o crescimento da empresa no ano seguinte acontecesse exatamente como o planejado? 

Apesar do Plano de Marketing e Vendas não ser 100% certeiro, ele te ajuda a seguir na direção correta e, mais importante, a entender o caminho.

Esse plano integrado funciona como um guia e deve estar alinhado com os propósitos e metas, a fim de gerar mais vendas e fazer a empresa crescer e se estabelecer no mercado.

Embora a sua relevância seja certa, muita gente ainda não sabe como fazer o seu e não investir em um é um dos principais pontos pequenas e médias empresas à falência.

Aqui, você entenderá o conceito mais a fundo e quais são os principais tópicos para planejar 2022. Saiba tudo sobre um bom plano integrado de Marketing e Vendas. Boa leitura!

O que é um plano de Marketing e Vendas?

Em primeiro lugar, o planejamento é um passo muito importante para que as empresas tenham uma visão mais geral do negócio. Além de maior clareza em relação aos cuidados e suporte para o crescimento no ano seguinte.

Além disso, ele também ajuda a ter metas mais estruturadas para prever e estimar quais serão as estratégias de marketing, vendas e pós-vendas. Se bem executadas, ajudarão a empresa a alcançar o que foi traçado.

Se você deixar para desenhar o seu plano somente após o próximo ano se iniciar. Por exemplo, você terá menos tempo para executar, corrigir, estruturar internamente e, claro, alcançar o crescimento que tanto estima. 

Então, tenha sempre em mente que, quanto antes você começar a trabalhar no planejamento, melhor.

Embora pareça um processo chato e demorado, fazer um planejamento bem feito é que vai te dar a direção de onde deve seguir.

Inicie o mais rápido possível para analisar áreas e projetos a serem desenvolvidos ou priorizados no ano seguinte.

Para simplificar esse processo, podemos supor que o planejamento é como o mapa e a execução, é como o combustível.

Desse modo, é preciso uma análise mais aprofundada, avaliando todas as variáveis e situações do mundo do marketing e vendas.

Quais são as etapas de um plano de Marketing e Vendas?

Como já falamos brevemente, o planejamento vai te ajudar a dar o direcionamento. Em contrapartida, o plano de marketing, deve dar suporte ao crescimento da empresa. 

Dessa forma, não dá para traçar um plano sem entender quais são os objetivos para o ano, quanto pretende crescer e, ainda, o quanto vai precisar de recursos para suportar as ações de Marketing e Vendas.

Portanto, um bom planejamento é baseado em quatro pilares, sendo eles:

  • Definir os objetivos macros da organização: metas, investimento e tamanho da equipe;
  • Realizar um diagnóstico quantitativo e qualitativo da operação;
  • Definir um plano de ação com os projetos macro e iniciativas que darão suporte a esse crescimento;
  • Execução, disciplina no plano e análise para correção de rotas.

A base do planejamento se adapta a qualquer segmento e tamanho da empresa. Ela pode ser seguida para uma construção clara, focada e prática.

Todo plano deve ter um objetivo?

A resposta para essa pergunta é: sim! Quando falamos de planejamento de Marketing e Vendas, partimos de onde a empresa gostaria de chegar no ponto de vista financeiro. Por exemplo, rentabilidade ou resultado operacional. 

É a partir desse objetivo empresarial e financeiro, que os demais objetivos operacionais da empresa serão desdobrados.

A primeira avaliação ao definir o objetivo é pensar se ele é, realmente, possível de se alcançar com base na capacidade operacional que você tem hoje.

Já o segundo passo, é refletir em cima do que é preciso para aumentar a capacidade operacional da equipe, caso a capacidade atual não suporte o crescimento planejado.

Para isso, ter um dashboard com os números macro da operação te ajudará a definir as linhas gerais de crescimento da empresa.

Como definir metas para o crescimento do negócio?

Visto que as diretrizes financeiras são definidas, é hora de focar nas demais áreas operacionais da empresa. Em outras palavras, busque observar quais são os meios para atingir as metas financeiras.

Para estruturar a definição de metas com eficiência, é fundamental seguir três passos básicos:

  • Criar metas claras e atingíveis;
  • A partir delas, fazer o funil reverso, projetando os números de todas as etapas do funil;
  • Analisar a capacidade de entrega que o negócio tem perante a expectativa criada.

Assim, as metas desafiadoras e atingíveis vão motivar as equipes de Vendas e Marketing. Bem como, também gera um desenvolvimento profissional.

Em seguida, realize o funil reverso da sua operação atual: 

Funil de Vendas usado no Planejamento de Marketing e Vendas

Com o funil reverso, você conseguirá entender como está funcionando a sua operação mês a mês

Dessa forma, também será possível projetar melhorias operacionais para que o seu funil fique cada vez mais eficiente. Melhorias como os recursos necessários para alcançar esses objetivos, como ferramentas, pessoas, investimentos, entre outros.

Qual é a importância de fazer um planejamento de Marketing e Vendas?

Ficou claro que a integração de Marketing e Vendas diminui as falhas e contribui para a produtividade e bom desempenho dos times?

Em conclusão, o Marketing passará a focar em ações mais estruturadas para qualificar Leads em oportunidades. 

Enquanto isso, a equipe de Vendas, atuará com mais precisão para abordar contatos no momento ideal, personalizar suas interações e prever esforços.

Com essas dicas, você terá uma noção maior sobre como direcionar seus esforços para alcançar os resultados que deseja.

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