Empreendedorismo digital é a criação de negócios online. Em outras palavras, significa que as atividades de uma determinada empresa são desenvolvidas na internet.
Primeiramente, o avanço da internet permite cada vez mais possibilidades às pessoas. E, entre elas, está o empreendedorismo digital, que vai se moldando a esse novo cenário, ainda novo para muita gente.
Se você quer saber mais sobre esse conceito e como empreender na internet, então está no lugar certo!
Nesse artigo, vamos te explicar o que é empreendedorismo digital, as suas vantagens, como utilizá-lo de forma estratégica e ainda, como começar um negócio online. Sem mais delongas, vamos começar. Boa leitura!
O que é empreendedorismo digital?
Empreendedorismo digital é a criação de novos empreendimentos, e também a transformação de negócios que já existem, em que o modelo é baseado nas tecnologias de internet.
Sob o mesmo ponto de vista, os canais de comunicação online são usados para expor marcas, produtos e serviços.
Além disso, muitas empresas nascem na internet e se consolidam somente em ambientes digitais, sem pontos físicos de atendimento. Enquanto outros negócios também combinam o digital com pontos físicos.
Portanto, o empreendedor digital é aquele que decide iniciar esse tipo de negócio.
Quais são as vantagens de ser um empreendedor digital?
Agora que já sabemos o que é um empreendedor digital, que tal descobrir quais são os principais motivos que levam uma pessoa a iniciar esse modelo de negócio?
Vamos lá! Em primeiro lugar, para você ter noção, o termo “ganhar dinheiro na internet” é buscado mais de 33 mil vezes por mês no Google.
Além disso, segundo o Sebrae, se somarmos todas as pesquisas online com termos ligados ao empreendedorismo digital, são mais de 500 mil buscas mensais no Brasil.
Se você ainda não se convenceu de que começar um negócio na internet é uma boa decisão, separamos alguns motivos atrativos para os investidores:
1. Não é preciso ter experiência para começar
É isso mesmo que você leu: para começar um negócio online não é preciso ter conhecimento prévio na área, passar por um processo seletivo ou fazer cursos de programação.
Após escolher o seu nicho de atuação, o primeiro passo é investir no seu aprendizado.
Em seguida, o recomendado é dividir o público para diminuir a concorrência e criar um diferencial.
A partir desses pontos, você pode tornar o seu negócio uma referência, diminuindo os esforços para atender diferentes públicos.
2. Baixo investimento inicial
Para começar a empreender no mundo digital, você não precisa ter um espaço físico, colaboradores ou investir em equipamentos, por exemplo.
Com toda essa facilidade, você pode trabalhar de qualquer lugar, usando o seu computador pessoal e internet própria.
Ou seja, terá menos gastos em seu novo negócio — como os produtos que você vai vender em uma loja virtual e os impostos sobre ele.
3. Possibilidade de atingir muitas pessoas
Com cada vez mais pessoas acessando a internet, é muito mais fácil fazer com que o seu negócio consiga impactar pessoas diferentes, e ainda ganhar visibilidade dentro do seu nicho de mercado.
Tudo isso aliado a boas práticas e estratégias pensadas especialmente no seu público.
Leia também: Você sabe qual é a persona da sua empresa?
4 ideias de negócio para começar a empreender na internet
Se você se interessou por esse modelo de empreendedorismo e está pronto para se jogar nesse universo, então, confira a seguir algumas ideias sobre como iniciar um empreendimento na internet:
1. E-commerce
Por meio do e-commerce, é possível vender produtos e serviços pela internet.
Se você souber fazer alguma coisa, como artesanato, pinturas, você pode expor os seus produtos ou, também há a possibilidade de revender artigos.
Como canais de vendas na internet, algumas alternativas são:
- Sua própria loja virtual;
- Marketplaces, como o Mercado Livre;
- Redes sociais, como o Instagram.
Uma coisa é certa: marketplaces e redes sociais costumam ser mais fáceis no início, mas somente uma loja virtual própria poderá dar mais controle do negócio ao empreender.
Isso porque todas as decisões estratégicas vão depender apenas das suas políticas e não de outras empresas — como acontece nas redes sociais e marketplaces.
Ainda é possível criar uma identidade visual única do seu negócio para que a imagem da sua marca esteja sempre presente na memória dos clientes.
2. Produtos digitais
O empreendedorismo digital também permite a venda de produtos digitais. Entre eles, estão:
- E-books;
- Cursos online;
- Soluções tecnológicas para necessidades específicas.
O lado bom desse modelo é que você tem liberdade para escolher atuar na sua área de domínio. Como resultado, se você já tiver trabalhado antes, poderá utilizar seus conhecimentos no novo negócio digital.
3. Redes sociais
Embora sejam vistas por muitas pessoas apenas como uma distração, as redes sociais são excelentes ferramentas para ganhar uma renda extra ou, até mesmo, como seu trabalho em tempo integral.
Nos dias atuais, a carreira de influenciador digital é muito interessante. Em algumas plataformas, como o YouTube, você pode até ganhar dinheiro com os vídeos sem fechar parcerias direta com marcas.
4. Blog
Por último, mas não menos importante, temos a opção de criar um blog. Conforme as pessoas vão visitando seus conteúdos, você poderá veicular anúncios no seu site e ganhar dinheiro com isso.
Para que esse modelo dê certo, a dica de ouro é garantir que seus conteúdos sejam interessantes e diferentes da enorme variedade que já existe na internet.
Podemos concluir que o empreendedorismo digital é o futuro dos negócios, sim. Mas, para ter sucesso, você deve se preparar para não perder nenhuma oportunidade.
Pronto para começar? Os conteúdos em nosso blog, com certeza, vão preparar você para o empreendedorismo digital! Você pode acompanhá-los, aqui.
A Growsmart está disponível para te ajudar a descobrir o modelo online e a solução que mais combinam com o seu negócio. Entre em contato conosco e vamos potencializar ainda mais os seus resultados!
Comentários encerrados.