Um Plano de Marketing e Vendas estabelece ações e determina prioridades, direcionando todo o planejamento de estratégias e campanhas em um determinado período.
Já imaginou se tudo o que você estrutura para o crescimento da empresa no ano seguinte acontecesse exatamente como o planejado?
Apesar do Plano de Marketing e Vendas não ser 100% certeiro, ele te ajuda a seguir na direção correta e, mais importante, a entender o caminho.
Esse plano integrado funciona como um guia e deve estar alinhado com os propósitos e metas, a fim de gerar mais vendas e fazer a empresa crescer e se estabelecer no mercado.
Embora a sua relevância seja certa, muita gente ainda não sabe como fazer o seu e não investir em um é um dos principais pontos pequenas e médias empresas à falência.
Aqui, você entenderá o conceito mais a fundo e quais são os principais tópicos para planejar 2022. Saiba tudo sobre um bom plano integrado de Marketing e Vendas. Boa leitura!
O que é um plano de Marketing e Vendas?
Em primeiro lugar, o planejamento é um passo muito importante para que as empresas tenham uma visão mais geral do negócio. Além de maior clareza em relação aos cuidados e suporte para o crescimento no ano seguinte.
Além disso, ele também ajuda a ter metas mais estruturadas para prever e estimar quais serão as estratégias de marketing, vendas e pós-vendas. Se bem executadas, ajudarão a empresa a alcançar o que foi traçado.
Se você deixar para desenhar o seu plano somente após o próximo ano se iniciar. Por exemplo, você terá menos tempo para executar, corrigir, estruturar internamente e, claro, alcançar o crescimento que tanto estima.
Então, tenha sempre em mente que, quanto antes você começar a trabalhar no planejamento, melhor.
Embora pareça um processo chato e demorado, fazer um planejamento bem feito é que vai te dar a direção de onde deve seguir.
Inicie o mais rápido possível para analisar áreas e projetos a serem desenvolvidos ou priorizados no ano seguinte.
Para simplificar esse processo, podemos supor que o planejamento é como o mapa e a execução, é como o combustível.
Desse modo, é preciso uma análise mais aprofundada, avaliando todas as variáveis e situações do mundo do marketing e vendas.
Quais são as etapas de um plano de Marketing e Vendas?
Como já falamos brevemente, o planejamento vai te ajudar a dar o direcionamento. Em contrapartida, o plano de marketing, deve dar suporte ao crescimento da empresa.
Dessa forma, não dá para traçar um plano sem entender quais são os objetivos para o ano, quanto pretende crescer e, ainda, o quanto vai precisar de recursos para suportar as ações de Marketing e Vendas.
Portanto, um bom planejamento é baseado em quatro pilares, sendo eles:
- Definir os objetivos macros da organização: metas, investimento e tamanho da equipe;
- Realizar um diagnóstico quantitativo e qualitativo da operação;
- Definir um plano de ação com os projetos macro e iniciativas que darão suporte a esse crescimento;
- Execução, disciplina no plano e análise para correção de rotas.
A base do planejamento se adapta a qualquer segmento e tamanho da empresa. Ela pode ser seguida para uma construção clara, focada e prática.
Todo plano deve ter um objetivo?
A resposta para essa pergunta é: sim! Quando falamos de planejamento de Marketing e Vendas, partimos de onde a empresa gostaria de chegar no ponto de vista financeiro. Por exemplo, rentabilidade ou resultado operacional.
É a partir desse objetivo empresarial e financeiro, que os demais objetivos operacionais da empresa serão desdobrados.
A primeira avaliação ao definir o objetivo é pensar se ele é, realmente, possível de se alcançar com base na capacidade operacional que você tem hoje.
Já o segundo passo, é refletir em cima do que é preciso para aumentar a capacidade operacional da equipe, caso a capacidade atual não suporte o crescimento planejado.
Para isso, ter um dashboard com os números macro da operação te ajudará a definir as linhas gerais de crescimento da empresa.
Como definir metas para o crescimento do negócio?
Visto que as diretrizes financeiras são definidas, é hora de focar nas demais áreas operacionais da empresa. Em outras palavras, busque observar quais são os meios para atingir as metas financeiras.
Para estruturar a definição de metas com eficiência, é fundamental seguir três passos básicos:
- Criar metas claras e atingíveis;
- A partir delas, fazer o funil reverso, projetando os números de todas as etapas do funil;
- Analisar a capacidade de entrega que o negócio tem perante a expectativa criada.
Assim, as metas desafiadoras e atingíveis vão motivar as equipes de Vendas e Marketing. Bem como, também gera um desenvolvimento profissional.
Em seguida, realize o funil reverso da sua operação atual:
Funil de Vendas usado no Planejamento de Marketing e Vendas
Com o funil reverso, você conseguirá entender como está funcionando a sua operação mês a mês.
Dessa forma, também será possível projetar melhorias operacionais para que o seu funil fique cada vez mais eficiente. Melhorias como os recursos necessários para alcançar esses objetivos, como ferramentas, pessoas, investimentos, entre outros.
Qual é a importância de fazer um planejamento de Marketing e Vendas?
Ficou claro que a integração de Marketing e Vendas diminui as falhas e contribui para a produtividade e bom desempenho dos times?
Em conclusão, o Marketing passará a focar em ações mais estruturadas para qualificar Leads em oportunidades.
Enquanto isso, a equipe de Vendas, atuará com mais precisão para abordar contatos no momento ideal, personalizar suas interações e prever esforços.
Com essas dicas, você terá uma noção maior sobre como direcionar seus esforços para alcançar os resultados que deseja.
Achou esse post útil? Então, dê uma olhada em nosso blog e confira mais conteúdos como este!
A Growsmart reúne tudo o que você precisa para impulsionar os resultados de vendas do seu negócio.
Estamos disponível para te ajudar a planejar e vender muito em 2022. Entre em contato conosco.