Como usar o WhatsApp Business para vender mais?

WhatsApp Business é a versão para empresas, do aplicativo de mensagens gratuito mais usado no mundo. Com ele, é possível usar ferramentas que classificam, automatizam e respondem mensagens.

Antes de mais nada, é importante ter em mente que, diante do novo perfil de comportamento dos consumidores, as redes sociais não podem ser deixadas de lado em uma estratégia de vendas.

Porque, é por meio delas, que as pessoas podem interagir com o seu negócio para tirar dúvidas, resolver problemas e fechar compras. Nesse sentido, o WhatsApp Business é a ferramenta que o seu negócio precisa.

A plataforma de comunicação conta com mais de 2 bilhões de usuários, sendo cerca de 120 milhões de pessoas no Brasil.

Tudo isso tornou-se ainda mais prático quando o WhatsApp Business, uma conta comercial com funcionalidades exclusivas, foi lançado em 2018.

Mas, o que é o WhatsApp Business? Como ele funciona e como ele pode ajudar nas vendas da sua empresa? 

Aqui, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a versão do aplicativo para negócios. Então, continue a leitura!

O que é WhatsApp?

Em resumo, o WhatsApp Business é a versão do aplicativo de mensagens para pequenas empresas

Disponível para download gratuito, para mobile, web e desktop, essa versão é indicada para empresas atenderem seus clientes, uma vez que a plataforma oferece recursos extras para negócios.

Além da versão do app para empreendedores, também existe um outro modelo de conta comercial para empresas de médio e grande porte. Estamos falando do WhatsApp Business API. Em seguida, veja mais sobre este recurso.

WhatsApp Business API

Se o seu negócio tem um alto volume de conversas com clientes, então você precisa ter uma conta no WhatsApp Business API.

API é a sigla usada para Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicativos, em português.

Em outras palavras, é um conjunto de programações de um software que permite a integração de dados entre plataformas para o desenvolvimento de soluções e ferramentas.

A ferramenta é uma solução paga, uma vez que depende do trabalho de programadores de software para criar soluções para o aplicativo, que melhorem a qualidade do atendimento oferecido.

Se você optar pela versão API, algumas das opções possíveis são:

  • Chatbots com mensagens automáticas;
  • Automatização de envios de mensagens para envio de notas fiscais eletrônicas;
  • Botões de chat para agilizar o atendimento;
  • Entre outros.

Em contrapartida, um mesmo número pode ser utilizado por vários operadores da mesma equipe, o que garante mais agilidade e eficiência no atendimento de um cliente para um negócio.

Como funciona o WhatsApp Business?

Bem como a versão tradicional do aplicativo, a forma de comunicação entre um negócio e um cliente não é diferente.

No entanto, como já falamos anteriormente, o WhatsApp Business oferece funcionalidades extras para ajudar no atendimento rápido e, claro, com qualidade aos clientes.

Desse modo, listamos as principais ferramentas disponíveis para as contas business:

1 – Perfil comercial

Com ele, é possível preencher sua conta com informações da empresa, no próprio aplicativo, para qualquer contato que acessar o seu perfil.

Os dados que você pode incluir são:

  • Site da sua empresa;
  • Catálogo de produtos;
  • Horário de funcionamento;
  • Endereço da loja física (se houver);
  • Segmento de atuação do seu negócio;
  • E-mail de contato.

O recurso facilita que os clientes vejam as principais informações do seu negócio antes de enviar uma mensagem.

Logo, a conversa passa a ser mais direcionada para a real necessidade do consumidor.

2 – Catálogo de produtos

Ainda é possível compartilhar informações sobre os produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Para isso, basta cadastrar os detalhes de cada item, com foto, descrição e preços.

Como resultado, fica ainda mais fácil responder as perguntas do cliente, o que, definitivamente, influencia a decisão de compra.

Quer saber como criar um catálogo de produtos? É simples: toque em “mais opções” > “configurações” > “ferramentas comerciais” > “catálogo”.

3 – Mensagens automáticas

O segredo para o atendimento ao cliente é a rapidez na resposta.

As mensagens automáticas podem ser enviadas aos seus clientes, sem que você perca tempo escrevendo-as com frequência, como:

  • Mensagem de saudação: enviada no primeiro contato do cliente com a empresa;
  • Mensagem de ausência: usada quando a empresa não está em horário comercial;
  • Respostas rápidas: utilizada para responder a perguntas frequentes.

4 – Etiquetas

O medo de se perder em meio a tantas conversas no WhatsApp não é mais um problema.

Com o recurso de etiquetas da conta comercial do aplicativo, você pode organizar as conversas e mensagens, como preferir.

Além disso, também é possível separá-las com consumidores novos ou inativos.

Em síntese, você cria diferentes estratégias de comunicação, de acordo com a jornada do cliente.

Leia também: O que é a jornada de compra?

5 – Métricas

Com a análise das campanhas de comunicação, é possível ver se os seus clientes estão lendo as mensagens e quantas foram entregues, por exemplo.

Entretanto, as estatísticas do WhatsApp Business só podem ser acessadas pelo aplicativo do smartphone, e não está disponível para a versão do app para computadores.

Por que usar WhatsApp Business?

Em conclusão, agora você já sabe como funciona o aplicativo e os recursos diferentes, que não estão disponíveis na versão tradicional, já deve ter entendido que a sua marca precisa marcar presença no aplicativo.

Mas, as vantagens não param por aqui. Ainda assim, existem outros destaques para o seu negócio, como:

  1. Melhora a experiência do usuário
  2. Garante mais proximidade com os clientes
  3. Centraliza informações importantes
  4. Permite uma comunicação mais segura

Saiba mais: Marketing digital: por que iniciar e dar continuidade?

Se você já faz vendas online, este recurso vai te ajudar a simplificar o recebimento das vendas no aplicativo.

Caso ainda esteja começando no mercado digital, conte com a Growsmart para descobrir a solução ideal para você. Entre em contato agora!

1 comentário em “Como usar o WhatsApp Business para vender mais?”

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