O sistema antifraude para e-commerce protege o comércio eletrônico de golpes de maneira automática. A partir do cruzamento de dados e padrões de compra, a análise identifica todas as transações suspeitas a fim de evitá-las.
Acima de tudo, os cuidados com a segurança no ambiente digital não são apenas uma opção, são quase uma obrigatoriedade.
Nesse contexto, em meio ao crescimento exponencial das vendas online, as tentativas de golpe nas lojas virtuais também fazem parte desse cenário.
O Mapa da Fraude é um estudo realizado pela empresa ClearSale, que apresenta dados em setores como e-commerce, mercado financeiro, telecomunicações, entre outros. Na edição de 2021, 6,1 milhões de tentativas de fraude foram registradas no e-commerce.
Isso não significa que o empreendedor não deve vender pela internet — tendo em vista que o número representa apenas 1,9% do total de vendas — mas, definitivamente, todo o cuidado para proteger a sua loja virtual é (e deve ser!) bem-vindo.
Em outras palavras, estar preparado para esse tipo de acontecimento é importante para reduzir os prejuízos, evitar perdas e garantir uma boa experiência para os clientes no seu e-commerce.
Quer saber o que é sistema antifraude, como ele funciona e por que ele é importante para a sua loja online? Descubra tudo isso e muito mais aqui. Continue a leitura!
O que é um sistema antifraude e como ele funciona?
Como citamos brevemente acima, antifraude para e-commerce é um sistema que analisa todos os pedidos finalizados em uma loja virtual com o objetivo de identificar as compras suspeitas.
Nesse processo, a maior parte das etapas é feita de maneira automática, o que limita o contato com os clientes apenas em casos específicos se for necessário verificar informações.
A análise começa a partir do cruzamento de dados e de padrões de compra a fim de diminuir a incidência de golpes e prejuízos.
Logo, ao identificar uma tentativa de golpe, a compra é bloqueada imediatamente, o que evita que o produto seja enviado sem que o lojista receba por ele.
Por exemplo, essa avaliação pode ser feita manualmente pelo empreendedor sempre que ele percebe um pedido fora dos padrões de ticket médio da compra ou localização dos clientes.
Todavia, quando se trata de compras numerosas, a análise manual é inviável. É por isso que o sistema antifraude para e-commerce torna-se tão necessário.
Quais são os tipos de fraudes comuns no e-commerce?
Agora que já vimos a importância de contar com um sistema antifraude, vamos entender um pouco mais a fundo quais são os tipos de golpe que um vendedor online pode estar sujeito:
Fraude amigável
A fraude amigável acontece quando um amigo ou parente pega o cartão de uma pessoa e finaliza uma compra.
Então, quando o valor é descontado na fatura do titular, o mesmo não reconhece a compra e faz a contestação para receber o valor de volta.
Como resultado, isso gera chargeback para os lojistas. Ou seja, o produto é enviado ao consumidor, mas o vendedor não recebe o pagamento devido à contestação.
Fraude deliberada
A fraude deliberada acontece quando alguém usa dados roubados de um cartão de crédito para fazer uma compra online. Esse tipo de fraude acaba se tornando mais comum devido aos constantes vazamentos de dados.
Bem como o primeiro caso, essa fraude tem como consequência bastantes casos de chargeback, o que causa prejuízo ao lojista.
Phishing
A prática é parte do caminho que leva à fraude deliberada. Por outro lado, o phishing certamente prejudica muitas lojas virtuais.
Por exemplo, imagine que um golpista se passa pela marca para ter acesso aos dados dos clientes, se aproveitar disso e usá-los para fazer compras.
Assim, podem ser criadas páginas idênticas à de um e-commerce ou podem ser enviadas mensagens pedindo dados pessoais aos consumidores.
Em seguida, o fraudador passa a ter acesso às informações sigilosas, tais como o número do cartão do cliente.
Portanto, para evitar que o público caia nesse tipo de golpe, informe como são feitas as comunicações oficiais e lembre-se de proteger o seu e-commerce com selos de segurança e certificado SSL.
Leia também: Meios de pagamento para e-commerce: tudo o que você precisa saber!
Autofraude
Por último, a fraude mais comum nas lojas virtuais é a autofraude. Ela acontece quando o próprio cliente contesta a transação de um pedido que já recebeu.
Ou seja, mesmo após ter recebido o pedido, o golpista alega nunca ter recebido os itens e pede a devolução do valor à operadora de cartão de crédito, o que resulta em prejuízo para o lojista.
Por que é importante ter um sistema antifraude?
É de extrema importância estar por dentro das novidades da indústria de meios de pagamento online.
Somente assim, será possível promover cada vez mais segurança aos seus clientes.
Além de melhorar a imagem da sua marca e impactar positivamente na lucratividade, esse cuidado reflete diretamente na reputação e compromisso da marca com o público.
Com um sistema antifraude de segurança, você e seus clientes estão protegidos contra roubo de dados, compras canceladas, páginas clonadas e muito mais.
Se ainda precisa de ajuda para proteger o seu negócio com sistemas antifraude, não se preocupe. Estamos disponíveis para te ajudar na criação e gestão da sua loja online.
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