O que é e como funciona o e-commerce? Saiba aqui!

E-commerce, ou comércio eletrônico, é uma modalidade de negócio voltada às vendas pela internet. Nele, as transações comerciais são totalmente online, desde a escolha do produto até a finalização do pedido.

Primeiramente, vamos falar sobre a transformação do varejo junto com os clientes, ao longo dos anos.

Sabemos que o e-commerce já apresentava expansão antes mesmo da pandemia do novo coronavírus (COVID-19). Mas, devido ao isolamento social, as vendas online tomaram uma grande proporção.

Segundo uma pesquisa feita pela Ebit | Nielsen, as vendas do e-commerce no Brasil cresceram 41% em 2020, atingindo R$ 87,4 bilhões em comparação com o ano anterior, 2019.

Outro estudo, realizado pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), revelou que durante a quarentena, 92% dos entrevistados realizaram compras online, e ainda, 8% compraram online pela primeira.

Realmente, o mundo já está sendo adaptado a uma nova realidade de consumo e de hábitos. Uma das tendências da nova realidade é a migração das relações de compra e venda para sites no meio digital.

Ao longo deste artigo, você vai entender o que é, como funciona e para que serve o e-commerce. Boa leitura!

O que é e-commerce?

Como falamos brevemente no início, o e-commerce, ou comércio eletrônico no português, é uma modalidade de negócio em que as transações comerciais são realizadas totalmente online.

Um ponto a destacar é que o e-commerce digitaliza totalmente dois processos básicos: venda e atendimento ao cliente. A partir disso, ele também abre portas para outras automações, como marketing, controle de finanças e estoque.

No comércio realizado por meios digitais, a única etapa do mundo físico é a da logística de entrega das encomendas aos compradores.

A seguir, veja como o e-commerce funciona!

Como funciona o e-commerce?

Agora, você já sabe o que é um e-commerce na teoria. Então, chegou a hora de entender como um e-commerce funciona na prática. Vamos lá?

Em resumo, esse tipo de negócio conduz o cliente a cumprir algumas etapas. Primeiro, ele chega à sua loja virtual e escolhe os produtos que deseja comprar.

Depois disso, ele coloca esses artigos no carrinho e segue na página para finalizar o pedido. 

Ali, onde chamamos de checkout — o momento de terminar a compra —, o consumidor informa seus dados pessoais, como e-mail e CEP, para que o frete e o prazo de entrega sejam calculados.

Em seguida, ele segue para o pagamento. É nesse momento que ele seleciona uma entre as formas disponíveis no site, incluindo geralmente cartão de crédito ou débito, boleto e até mesmo transferência bancária ou pix.

Por fim, quando o pagamento da compra é aprovado, o lojista envia, por meio dos Correios ou de uma transportadora, a encomenda até o cliente.

Porém, para que todo o processo seja realizado com sucesso, existem alguns pontos importantes que o comerciante deve se atentar. Eles são:

Fornecedores

Embora pareça óbvio, vale a pena reforçar que, para vender produtos, você deve tê-los para vender. Em outras palavras, é necessário ter bons fornecedores, de quem vai comprar artigos de qualidade para revender aos seus clientes.

Ah! Se você vai vender produtos confeccionados por você mesmo (ou pela sua equipe), ignore essa etapa. Mas, lembre-se que também precisa ter unidades disponíveis para a venda.

Disposição dos produtos

Semelhantemente a uma loja física, os produtos precisam estar dispostos de maneira atraente para os visitantes do e-commerce, como uma vitrine.

Tenha em mente que, ao comprar pela internet, as pessoas não têm contato físico com os produtos. Por isso, essa falta deve ser compensada através de boas fotos e descrições completas.

Ainda é importante trazer o máximo de informações, como cores, texturas, pesos e quais são as dimensões de cada produto.

Meios de pagamento

Para as transações, o lojista precisa disponibilizar diferentes formas de pagamento para o cliente. Conforme falamos anteriormente, as mais comuns são o cartão de crédito ou de débito, o boleto e a transferência bancária.

É de extrema importância fornecer mais de uma opção. Assim, os clientes podem escolher aquela que mais se encaixa em seu perfil.

Meios de envio

Por último, para que os artigos cheguem até os consumidores de um e-commerce, é preciso selecionar meios de envio.

As compras podem ser enviadas aos clientes pelos Correios ou por outras transportadoras, como já mencionamos. Para essa etapa, é primordial comparar opções, prazos e preços.

Quais são os principais canais de venda online?

Já sabemos como funciona o e-commerce, então vamos entender agora, a diferença entre alguns canais de venda digitais.

Embora muitas pessoas associem e-commerce com loja virtual, o comércio eletrônico também engloba outras possibilidades além da loja. Listamos as principais aqui:

1. Loja virtual

A loja virtual é um site criado pelo vendedor para expor e comercializar seus produtos, onde toda a gestão do negócio é feita pelo lojista.

Para a criação do site, é possível contratar um desenvolvedor, que vai começar o projeto do zero, ou, então, optar por uma plataforma de e-commerce, como Nuvemshop e Wix.

Com esse tipo de serviço, que normalmente cobra uma mensalidade, você pode utilizar o sistema mesmo sem conhecimentos técnicos.

2. Marketplace

Os marketplaces são como shopping centers virtuais. Neles, vários lojistas expõem seus produtos.

Entre exemplos de marketplaces, estão o Mercado Livre e a Americanas.

Esse é um canal de vendas muito conhecido e que se encaixa na estratégia de diversos lojistas. Então, estude e escolha o que faz sentido para o seu negócio.

3. Redes sociais

Outro canal de vendas é o das redes sociais

Além de gerar muita visibilidade para seus produtos, algumas plataformas, como o Instagram Shopping, já possuem integrações nativas.

Nas redes sociais, também é possível combinar diretamente com os clientes, e realizar vendas por ali.

Leia também: Como usar o WhatsApp Business para vender mais?

E então, já está dominando os conhecimentos básicos sobre um e-commerce?

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