Dia do Consumidor no e-commerce: dicas para a data em 2022

Celebrado todo dia 15 de março, o Dia do Consumidor representa uma oportunidade única para o seu negócio potencializar os resultados de vendas e ainda, se aproximar do público.

Antes de mais nada, o Dia do Consumidor é a data que celebra a parte mais importante para todo negócio: o cliente. Por isso, o dia 15 de março é o momento ideal para oferecer ofertas incríveis para o seu nicho de atuação.

De acordo com os dados apresentados pela All iN e Social Miner, entre os dias 2 e 15 de março de 2021, o e-commerce brasileiro registrou faturamento de R$ 6,3 bilhões, o que equivale a 85% a mais em relação ao ano de 2020.

Além disso, somente no dia 15 de março, quando o Dia do Consumidor é oficialmente comemorado, o comércio eletrônico registrou R$ 592 milhões em vendas.

Definitivamente, o Dia do Consumidor é uma data sazonal com muito potencial para alavancar as vendas em sua loja virtual.

Continue a leitura para entender mais sobre o Dia do Consumidor e confira nossas dicas para preparar o seu e-commerce. Acompanhe!

O que é o Dia do Consumidor?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a comemoração do Dia do Consumidor no dia 15 de março, vamos entender melhor qual é a sua origem.

A data foi originalmente criada pelo ex-presidente americano, John Kennedy, para celebrar os direitos do consumidor, em 1962.

Posteriormente, no ano de 2014, o evento chegou ao Brasil e desde então, a data está se destacando cada vez mais devido ao seu volume de buscas, vendas e intenções de compra ano a ano.

Pouco antes da data, também se dá o início da Semana do Consumidor, quando as lojas passam a oferecer uma semana inteira de promoções para incentivar os clientes a anteciparem as compras.

De acordo com os dados da Social Miner, em 2020, o engajamento dos consumidores foi intensificado no início de março e o pico do tráfego aconteceu, aproximadamente, 10 dias antes da data em si.

Como preparar o e-commerce para o Dia do Consumidor?

Pesquisas da SimilarWeb apontam que as principais lojas virtuais do Brasil registram 13 milhões de visitas a mais durante a Semana do Consumidor. É inegável o crescimento da busca por uma boa promoção nesse período.

Desse modo, é interessante que os e-commerces ofereçam as melhores ofertas para garantir uma experiência de compra única e atrair seus clientes.

Com um planejamento eficiente, a sua loja pode tirar o máximo proveito do evento, vender muito mais e turbinar o faturamento no começo do ano. Quer aprender como fazer isso? Confira abaixo!

1. Prepare promoções atrativas

Primeiramente, as ofertas são o maior atrativo do Dia do Consumidor. Ou seja, é mais que fundamental oferecer promoções e descontos vantajosos aos seus clientes na semana do evento.

Portanto, escolha produtos em tendência e com mais giro no seu estoque. Em seguida, analise também as estratégias e os preços apresentados pela concorrência. Afinal, a competitividade é um fator decisivo para atrair os consumidores.

Todavia, lembre-se que as ofertas devem ser estratégicas para o seu negócio. Então, calcule o desconto que pode ser aplicado sem prejudicar a sua margem de lucro.

Além de descontos, existem outros benefícios para oferecer, como:

  • Frete grátis;
  • Kits de produtos;
  • Condições de pagamentos especiais;
  • Brindes;
  • Cashback;
  • Entre outros.

O objetivo principal é fazer promoções que sejam vantajosas não só para os consumidores, mas também para o seu negócio, conquistando os clientes e garantindo o seu lucro.

2. Planeje a divulgação das ações

Como citamos anteriormente, as pessoas já começam a procurar pelos produtos desejados dias antes do evento. Logo, é importante planejar um cronograma estratégico de divulgação das ações.

Vale a pena investir em campanhas específicas para a Semana do Consumidor nas mídias pagas, com palavras-chaves específicas no Google e estratégias de remarketing no Facebook e no Instagram.

Leia também: O que é Google Ads e como funciona a plataforma? Saiba aqui!

Não invista em anúncios de forma aleatória. Em contrapartida, é importante selecionar produtos estratégicos, de acordo com o comportamento do seu público.

Sob o mesmo ponto de vista, as ações de engajamento nas redes sociais também vão te ajudar a aumentar a presença online e atrair novos potenciais clientes.

3. Invista em soluções omnichannel

Nos dias atuais, não há mais como dizer que existem apenas clientes de lojas virtuais ou de lojas físicas. A solução para este problema é investir na estratégia omnichannel.

Em outras palavras, a experiência de um cliente com uma marca deve ser contínua, independentemente do canal pelo qual o contato seja estabelecido. Isso inclui padronizar o atendimento, integrar o estoque e oferecer entregas facilitadas.

Ainda de acordo com o relatório da Social Miner, 53% do público do Dia do Consumidor prefere receber as compras em casa e 31% opta por retirar os pedidos em lojas físicas.

Para atender as diferentes necessidades dos clientes, você pode disponibilizar formas de entrega variadas, como o Click & Collect. Com essa alternativa, o cliente faz a compra online e retira o pedido na loja física.

Em conclusão, você precisa encarar a data como uma celebração aos clientes que compram ou pretendem comprar na sua loja online.

Ainda dá tempo de começar o planejamento para a data sazonal que promete muitas vendas. Que tal contar com a Growsmart para estreitar a relação com seus consumidores e aumentar as vendas no Dia do Consumidor?

Nós somos especialistas em aumentar as vendas em negócios online. Entre em contato conosco agora mesmo. O seu sucesso também é o nosso!

Este material te ajudou de alguma forma? Você encontra mais conteúdos como esse, em nosso blog. Clique aqui e continue navegando em nossos artigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha os campos abaixo

Cresça o resultado do seu negócio

Let’s Grow