O que é gestão de tráfego e como funciona? Confira!

A gestão de tráfego é uma estratégia de marketing digital muito eficiente para atrair mais visitantes para as suas páginas na internet. Isso traz como resultados um melhor posicionamento, maior engajamento do público e aumento nas vendas.

Primeiramente, você precisa ter em mente que a gestão de tráfego é uma excelente estratégia do Marketing Digital.

Com uma estratégia bem definida, é possível atrair uma audiência qualificada para o seu negócio online e transformá-la em consumidores.

Ou seja, a gestão de tráfego é um meio para alcançar mais pessoas. Mas, é importante entender como tudo isso funciona para evitar investir tempo e dinheiro sem ter bons resultados.

E por isso, reunimos tudo o que você precisa saber em um só lugar: desde o que é a gestão de tráfego até como aplicar no seu negócio. Continue a leitura e confira!

O que é gestão de tráfego?

Sobretudo no meio digital, o tráfego representa o fluxo de visitantes de um site, blog ou páginas de uma empresa.

Esses usuários podem ser atraídos organicamente — por exemplo, através de conteúdos publicados nas redes sociais — ou por estratégias de tráfego pago, em que as marcas investem financeiramente para aumentar a sua visibilidade online.

Apesar disso, a gestão de tráfego pago aborda a adoção de estratégias para atrair um número maior de pessoas para o espaço virtual desejado. 

A maior visibilidade das páginas contribui para o aumento da taxa de conversão. Por isso, muitas empresas investem nessas ações buscando alcançar melhores resultados. Confira a seguir quais são os tipos de tráfego e como eles funcionam:

Quais são os tipos de tráfego?

Existem diferentes tipos de tráfegos. Ou seja, vários caminhos que os usuários podem percorrer até chegar no seu site ou outro canal digital.

No tópico abaixo, apresentamos os principais tipos de tráfego existentes. Acompanhe!

Tráfego orgânico

No tráfego orgânico, você atrai visitantes para seus canais digitais de maneira natural.

Isso significa que o cliente chega nas páginas da empresa através de pesquisas em buscadores, como o Google.

Todavia, é importante investir em marketing de conteúdo para que o seu negócio apareça nas melhores posições da busca. Assim, você terá maiores chances de conversão.

Tráfego pago

Se você quer ter resultados mais rápidos, outra opção para conquistar maior visibilidade para a página virtual é por meio do tráfego pago. 

Mas, tenha em mente que para utilizar essa estratégia é necessário investir um valor elevado.

Existem dois tipos de tráfego pago. Eles são:

  • Rede de Pesquisa: acontece quando a página patrocinada está entre as primeiras posições de busca, acima até dos resultados orgânicos. Esse tipo de tráfego vem acompanhado da tag “anúncio”, antes do link;
  • Rede de Display: acontece quando a empresa compra um “espaço” em sites parceiros do Google. Desse modo, o seu anúncio pode aparecer em várias páginas.

Leia também: O que é Google Ads e como funciona a plataforma? Saiba aqui!

Tráfego de email marketing

À primeira vista, esse tipo de tráfego acontece quando as pessoas clicam em links recebidos por email.

De maneira geral, é um dos mais difíceis de conseguir levar os usuários até as páginas da empresa.

Isso porque ele exige um nível de conhecimento sobre a marca. Por outro lado, se os leads fornecerem os seus dados para receber esse tipo de conteúdo, as chances de aumentar as taxas de cliques e de conversão são bem maiores.

Tráfego direto

Em termos simples, o tráfego direto é aquele em que o usuário já conhece o site e digita o nome da página no buscador.

Para isso, o consumidor já sabe o que quer e então, não precisa de nenhuma intermediação para chegar até o endereço da sua página.

Tráfego social

Já o tráfego social é aquele em que o usuário chega até a página do seu negócio por meio de links disponibilizados e compartilhados nas redes sociais.

As pessoas costumam passar muito tempo nesses canais. Por isso, é muito importante que a sua marca também esteja presente nas plataformas sociais.

Ao marcar presença nas redes sociais, as chances de aumentar o tráfego para o site ou blog aumentam de maneira considerável.

Além disso, o Instagram é a rede social que mais cresceu nos últimos anos e é um canal muito forte de vendas.

Confira dicas valiosas e tudo o que precisa saber para aproveitar o Instagram do seu e-commerce ao máximo, aqui.

Tráfego de referência

Uma coisa é certa: a maior parte dos consumidores confiam mais na indicação de um amigo ou familiar do que em outra forma de marketing.

O tráfego de referência acontece da mesma forma. Por exemplo, quando o usuário está lendo um conteúdo em uma página de confiança e é indicado um link para algum site.

Ou quando simplesmente é motivado pela curiosidade após a indicação de alguém próximo.

Nessas ocasiões, mesmo se o usuário não tem o interesse de finalizar uma compra, ao menos ele busca clicar no botão, o que contribui para o aumento do tráfego para o endereço.

Leia também: Marketing boca a boca: aprenda o que é, como fazer e mais!

Quais são as vantagens de uma boa gestão de tráfego?

Em suma, uma boa gestão de tráfego oferece muitas vantagens para as empresas. Entre os principais, estão:

  • Aumento do ROI;
  • Criação de uma audiência qualificada;
  • Melhoria na reputação da marca.

Como fazer a gestão de tráfego?

Fazer uma boa gestão de tráfego pode ser um verdadeiro desafio. Mas, estamos aqui para esclarecer o que você precisa:

  • Conheça o seu público;
  • Faça um planejamento;
  • Defina e acompanhe métricas;
  • Contrate uma agência de Marketing Digital.

Em conclusão, atrair tráfego — pago ou não — é essencial para ter visibilidade e mais resultados online.

Por isso, conte com a ajuda de quem entende do assunto. Afinal, ao investir tempo e dinheiro, você precisa ter um bom retorno.

A equipe da Growsmart é especialista em aumentar as vendas em negócios online. Entre em contato conosco agora mesmo. O seu sucesso também é o nosso!

Agora, se você quiser aprender ainda mais sobre o universo digital e como destacar o seu e-commerce, visite nosso blog e encontre outros conteúdos de qualidade como esse. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Preencha os campos abaixo

Cresça o resultado do seu negócio

Let’s Grow