WhatsApp Business é a versão para empresas, do aplicativo de mensagens gratuito mais usado no mundo. Com ele, é possível usar ferramentas que classificam, automatizam e respondem mensagens.
Antes de mais nada, é importante ter em mente que, diante do novo perfil de comportamento dos consumidores, as redes sociais não podem ser deixadas de lado em uma estratégia de vendas.
Porque, é por meio delas, que as pessoas podem interagir com o seu negócio para tirar dúvidas, resolver problemas e fechar compras. Nesse sentido, o WhatsApp Business é a ferramenta que o seu negócio precisa.
A plataforma de comunicação conta com mais de 2 bilhões de usuários, sendo cerca de 120 milhões de pessoas no Brasil.
Tudo isso tornou-se ainda mais prático quando o WhatsApp Business, uma conta comercial com funcionalidades exclusivas, foi lançado em 2018.
Mas, o que é o WhatsApp Business? Como ele funciona e como ele pode ajudar nas vendas da sua empresa?
Aqui, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a versão do aplicativo para negócios. Então, continue a leitura!
O que é WhatsApp?
Em resumo, o WhatsApp Business é a versão do aplicativo de mensagens para pequenas empresas.
Disponível para download gratuito, para mobile, web e desktop, essa versão é indicada para empresas atenderem seus clientes, uma vez que a plataforma oferece recursos extras para negócios.
Além da versão do app para empreendedores, também existe um outro modelo de conta comercial para empresas de médio e grande porte. Estamos falando do WhatsApp Business API. Em seguida, veja mais sobre este recurso.
WhatsApp Business API
Se o seu negócio tem um alto volume de conversas com clientes, então você precisa ter uma conta no WhatsApp Business API.
API é a sigla usada para Application Programming Interface, ou interface de programação de aplicativos, em português.
Em outras palavras, é um conjunto de programações de um software que permite a integração de dados entre plataformas para o desenvolvimento de soluções e ferramentas.
A ferramenta é uma solução paga, uma vez que depende do trabalho de programadores de software para criar soluções para o aplicativo, que melhorem a qualidade do atendimento oferecido.
Se você optar pela versão API, algumas das opções possíveis são:
- Chatbots com mensagens automáticas;
- Automatização de envios de mensagens para envio de notas fiscais eletrônicas;
- Botões de chat para agilizar o atendimento;
- Entre outros.
Em contrapartida, um mesmo número pode ser utilizado por vários operadores da mesma equipe, o que garante mais agilidade e eficiência no atendimento de um cliente para um negócio.
Como funciona o WhatsApp Business?
Bem como a versão tradicional do aplicativo, a forma de comunicação entre um negócio e um cliente não é diferente.
No entanto, como já falamos anteriormente, o WhatsApp Business oferece funcionalidades extras para ajudar no atendimento rápido e, claro, com qualidade aos clientes.
Desse modo, listamos as principais ferramentas disponíveis para as contas business:
1 – Perfil comercial
Com ele, é possível preencher sua conta com informações da empresa, no próprio aplicativo, para qualquer contato que acessar o seu perfil.
Os dados que você pode incluir são:
- Site da sua empresa;
- Catálogo de produtos;
- Horário de funcionamento;
- Endereço da loja física (se houver);
- Segmento de atuação do seu negócio;
- E-mail de contato.
O recurso facilita que os clientes vejam as principais informações do seu negócio antes de enviar uma mensagem.
Logo, a conversa passa a ser mais direcionada para a real necessidade do consumidor.
2 – Catálogo de produtos
Ainda é possível compartilhar informações sobre os produtos e serviços que a sua empresa oferece.
Para isso, basta cadastrar os detalhes de cada item, com foto, descrição e preços.
Como resultado, fica ainda mais fácil responder as perguntas do cliente, o que, definitivamente, influencia a decisão de compra.
Quer saber como criar um catálogo de produtos? É simples: toque em “mais opções” > “configurações” > “ferramentas comerciais” > “catálogo”.
3 – Mensagens automáticas
O segredo para o atendimento ao cliente é a rapidez na resposta.
As mensagens automáticas podem ser enviadas aos seus clientes, sem que você perca tempo escrevendo-as com frequência, como:
- Mensagem de saudação: enviada no primeiro contato do cliente com a empresa;
- Mensagem de ausência: usada quando a empresa não está em horário comercial;
- Respostas rápidas: utilizada para responder a perguntas frequentes.
4 – Etiquetas
O medo de se perder em meio a tantas conversas no WhatsApp não é mais um problema.
Com o recurso de etiquetas da conta comercial do aplicativo, você pode organizar as conversas e mensagens, como preferir.
Além disso, também é possível separá-las com consumidores novos ou inativos.
Em síntese, você cria diferentes estratégias de comunicação, de acordo com a jornada do cliente.
Leia também: O que é a jornada de compra?
5 – Métricas
Com a análise das campanhas de comunicação, é possível ver se os seus clientes estão lendo as mensagens e quantas foram entregues, por exemplo.
Entretanto, as estatísticas do WhatsApp Business só podem ser acessadas pelo aplicativo do smartphone, e não está disponível para a versão do app para computadores.
Por que usar WhatsApp Business?
Em conclusão, agora você já sabe como funciona o aplicativo e os recursos diferentes, que não estão disponíveis na versão tradicional, já deve ter entendido que a sua marca precisa marcar presença no aplicativo.
Mas, as vantagens não param por aqui. Ainda assim, existem outros destaques para o seu negócio, como:
- Melhora a experiência do usuário
- Garante mais proximidade com os clientes
- Centraliza informações importantes
- Permite uma comunicação mais segura
Saiba mais: Marketing digital: por que iniciar e dar continuidade?
Se você já faz vendas online, este recurso vai te ajudar a simplificar o recebimento das vendas no aplicativo.
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