Marketing digital: por que iniciar e dar continuidade?

Para a maioria das pessoas, o conceito de Marketing Digital pode parecer muito claro, mas, também pode ser visto como algo muito subjetivo.

Entre as principais dúvidas, estão: qualquer ação da minha marca da internet é Marketing Digital? Quais são as melhores estratégias? Como extrair os melhores resultados a partir dessas ações?

Quer entender melhor o que é Marketing Digital (de uma vez por todas!),e por que ele é fundamental para a sua marca alcançar o sucesso? Então, está no lugar certo. Continue a leitura e esteja preparado para saber tudo sobre esse assunto!

Vamos lá?

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital é a promoção de produtos e/ou marcas, por meio de mídias digitais. 

Ele é a principal maneira que as empresas têm para se comunicar com o público de forma direta e no momento certo, construindo um relacionamento com os consumidores.

Philip Kotler, conhecido como o pai do Marketing, vê o marketing como “o processo social por meio do qual pessoas e grupos de pessoas satisfazem desejos e necessidades com a criação, oferta e livre negociação de produtos e serviços de valor com outros“.

No cenário atual, torna-se praticamente impossível falar de marketing sem considerar que a maior parte da população mundial está conectada à internet e faz compras em lojas virtuais.

Sendo assim, o Marketing Digital é a principal forma de conceituar marketing nos dias atuais.

Em outras palavras, o termo é usado para resumir todos os esforços de marketing no ambiente online em canais digitais, como blogs, sites, motores de busca, mídias sociais, email e outros.

As iniciativas do marketing digital podem ter diferentes objetivos. Entre eles, estão:

  • Fazer com que mais pessoas conheçam sua marca;
  • Atrair mais cadastros em sua newsletter de conteúdo;
  • Trazer visitantes para seu site;
  • Realizar mais vendas.

Mas quais são as vantagens de investir no marketing digital? Essa e outras dúvidas responderemos ao longo deste artigo. Então, siga comigo!

Quais são as vantagens de investir no marketing digital?

Agora que você já sabe o que é marketing digital, chegou a hora de entender por que investir em estratégias digitais é uma boa ideia:

1 – Acessibilidade do investimento

Diferente dos anúncios feitos em mídias tradicionais – como rádio, TV e outdoors, por exemplo – o investimento em estratégias de marketing digital não precisa ser tão alto.

Isso quer dizer que, mesmo que sem muito recurso para pagar pelos anúncios, ainda é possível colocá-los no ar e alcançar bons resultados.

No entanto, quanto maior for o investimento, mais pessoas você vai conseguir alcançar.

2 – Maior alcance

Segundo a pesquisa TIC Domicílios, no ano de 2019, o Brasil tinha 134 milhões de pessoas conectadas à internet.

Os números são reais e comprovam, mais uma vez, o que falamos anteriormente: a presença online por parte das marcas é fundamental hoje em dia.

Dessa forma, o potencial de atingir seu público-alvo e potenciais clientes está em constante crescimento, à medida que mais gente acessa a internet.

3 – Assertividade

Um dos principais diferenciais do trabalho com o marketing digital é a capacidade de criar campanhas assertivas – ou em outras palavras, que tragam resultados sem que os recursos sejam desperdiçados.

Isso é possível, por dois principais motivos:

a. Trabalho com nichos

A primeira coisa a se ter mente ao trabalhar na internet para promover sua marca, produtos e serviços é que você tem a capacidade de atingir exatamente o público da sua empresa.

É possível segmentar – ou seja, dividir em grupos menores – os anúncios de acordo com dados demográficos (idade, gênero, renda, local de domicílio) e com interesses (como esportes, moda, beleza, etc).

Assim, quando falamos em segmentação no marketing digital, uma coisa é certa: é garantido que a sua mensagem chegará apenas às pessoas que têm potencial para se tornar clientes.

b. Mensuração de dados

Fora a possibilidade de trabalhar com nichos, o marketing digital também permite a assertividade das campanhas por meio da mensuração de dados.

Ao fazer esse acompanhamento de perto, você poderá identificar o que está funcionando e o que deve ser melhorado para as próximas campanhas.

Quando você identifica logo no início o que precisa ser aprimorado, de quebra, você garante que seu investimento realmente traga os resultados esperados.

Estratégias de marketing digital

Quando buscamos uma resposta ou indicação rápida, provavelmente encontraremos em uma simples pesquisa no Google.

Sites com boas respostas e conteúdos bem estruturados são vistos como aqueles com maiores chances de atrair o público, conquistar clientes e conhecer o comportamento dos seus consumidores.

Leia também: Como funciona o funil de marketing digital

No entanto, como saber se a sua marca está no lugar certo? Listamos aqui as principais estratégias para ajudar a sua empresa a conquistar o lugar que ela merece.

Inbound Marketing

Sinônimo de marketing de atração, o Inbound Marketing é a estratégia onde as empresas buscam entender as dores e necessidades dos consumidores para, então, criar um canal de comunicação e oferecer soluções reais.

Marketing de Conteúdo

Nele, o foco está em posicionar a sua marca no lugar e no momento certo da jornada de compra a fim de oferecer as soluções ideais, no momento certo, aos potenciais consumidores.

Redes Sociais

As redes sociais são o melhor canal para interagir, comunicar, influenciar e dialogar com o público.

SEO

É possível ter resultados orgânicos, ou seja, sem pagar nada a mais pelos anúncios, com a otimização para mecanismos de busca, Search Engine Optimization ou SEO. Basta aplicar as técnicas certas e oferecer a melhor experiência ao usuário.

Podemos concluir que se você quer ter relevância, se destacar da concorrência e ter um bom relacionamento com o seu público, é importante manter um projeto de marketing constante e atualizado.

Em suma, os resultados aparecem a longo prazo e a interrupção no investimento pode ser prejudicial.

Ficou claro por que iniciar e dar continuidade no marketing digital é primordial para a sua marca? 

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